Meio Bit » Baú » Games » XNA pode não ser um bom negócio

XNA pode não ser um bom negócio

01/04/2009 às 11:04

Esta é uma daquelas noticia que me deixam tristes, mas de acordo com um estudo feito pelo site Gamerbytes, as vendas dos jogos disponíveis na rede do Xbox 360 através do canal XNA Community Games não estão indo muito bem. caso não saiba, o serviço permite que qualquer pessoa submeta os jogos criados por ela para serem avaliados e caso sejam aceitos, passam a ser vendidos para os outros jogadores. Para fazer parte do clube, basta pagar uma anuidade de US$ 99 e o autor recebe 70% das vendas de seus jogos.

No papel, a idéia é muito boa, permitindo que os desenvolvedores independentes consigam disponibilizar seus jogos com um custo muito baixo, porém, muitos deles estão insatisfeito com o resultado alcançado e se olharmos para os números apresentados pelo GamerByte, fica fácil perceber o motivo. Repare na tabela que está após o break que alguns jogos não renderam nem US$ 100 e devido a divisão de lucro, games que chegaram a marca de pouco mais de 8 mil e 500 dólares, renderam menos de 6 mil para a desenvolvedora.

Contudo, o que mais preocupa e a taxa de aquisição, no geral, o número de pessoas que compram os jogos que testam é de pouco mais de 9%, um ratio simplesmente ridículo e que desanima muito aqueles que dedicam tempo, conhecimento e dinheiro na produção de games. Repare também que somando as vendas dos 27 jogos analisados, chegamos apenas a pouco mais 25 mil cópias.

Embora os números não tenham sido divulgados pela Microsoft e sim pelas produtoras, por enquanto criar jogos para serem vendidos pela Live, parece ser um risco bem elevado.

dori_xna_01.04.09

[via Gamasutra]

relacionados


Comentários