Meio Bit » Arquivo » Indústria » RoboCop? Estamos chegando lá

RoboCop? Estamos chegando lá

Outro dia, outro avanço no campo das próteses. Desta vez um braço biônico implantado direto no osso do paciente. A geração dos cyborgs cada vez mais próxima. Ainda bem! (sim, tem vídeo)

8 anos atrás

rw_032_0200_v008.0040

Por mais modernas que sejam próteses apresentam sempre problemas de encaixe: podem deixar a região dolorida, machucada; podem escorregar por causa de suor; ou se soltar se você fizer pressão demais. Existe uma alternativa, e está sendo testada com Johnny Matheny, um cidadão que perdeu um braço pro câncer em 2008.

O Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins está experimentando uma técnica radical. Um soquete de titânio é inserido na medula do osso remanescente do braço de Johnny. Coberta de material bio-estimulante, a parte interna do soquete provoca o crescimento do osso, fixando completamente o soquete.

Sensores sem fio em volta do ombro completam o pacote. Ele ainda está aprendendo a usar o braço novo, mas a movimentação já é completamente diferente das próteses tradicionais. O braço realmente faz parte dele.


JHU Applied Physics Laboratory — APL’s Modular Prosthetic Limb Reaches New Levels of Operability

Fonte: Johns Hopkins.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários