Meio Bit » Arquivo » Games » Steamcalypse 2015 — sistema do Steam surta e dá acesso a contas de terceiros

Steamcalypse 2015 — sistema do Steam surta e dá acesso a contas de terceiros

A comunidade gamer está desesperada, os usuários do Steam estão acessando suas contas e visualizando dados de outras pessoas. Há gente gritando hacker mas quase com certeza foi apenas uma imensa hagada de banco de dados ou cache. Clique e veja as recomendações do que fazer nesta hora sombria.

8 anos atrás

gLEyWJUh

A tradicional tragédia de fim de ano aparentemente chegou. Ainda a pouco, do nada todos os usuários do Steam perceberam algo de muito errado. Na área de detalhes da conta apareciam dados… de outra pessoa.

O Twitter está em chamas, usuários desesperados, as histórias de terror já estão aparecendo. Fomos conferir, e é real:

steamdomal

Apesar das alegações de que sumiu dinheiro da conta, o mais provável é que as pessoas estejam vendo os valores das contas dos outros usuários e achando que é a delas. Todas as operações estão dando erro. Há uma boa chance de que ninguém vai perder nada nessa brincadeira, exceto a privacidade.

Operações de visualização de dados funcionam, cada vez que tento acessar meu perfil entro em uma conta diferente. Consigo inclusive ver o que o sujeito comprou.

steam2

O perfil Steam Support no Twitter é inútil, a mensagem mais recente é um RT de agosto.

Cada clique leva para uma página de um usuário diferente, assim se você clicou no seu perfil e entrou na tela de detalhes do Usuário AAA ao selecionar uma opção serão mostrados dados de outro usuário aleatório.

Não há sinais de invasão, parece ser uma hagada IMENSA ou de banco com índices corrompidos ou de cache de páginas, que é a hipótese mais provável.

A recomendação é: não faça nada. Se você ainda assim ficar preocupado, vá no site do PayPal e desassocie sua conta do Steam.

Não há nada que impeça que você continue jogando normalmente, mas não acesse páginas administrativas, assim o cache não é gerado e outros não irão ver seus dados. Pode também não acessar nada, aproveitar o momento de reflexão e agradecer por não ser um dos analistas de TI da Valve, neste momento.

ATUALIZAÇÃO

O Steam voltou a ficar online e aparentemente foi mesmo problema no cache.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários