Meio Bit » Arquivo » Internet » Júri da Nova Zelândia dá sinal verde para extradição de Kim Dotcom

Júri da Nova Zelândia dá sinal verde para extradição de Kim Dotcom

Júri da Nova Zelândia decide que crimes que Kim Dotcom cometeu à frente do Megaupload são passíveis de extradição, e pode enfim responder por eles nos EUA

8 anos atrás

kim-dotcom

Parece que o período de bonança de Kim Dotcom está prestes a acabar. Um júri da Nova Zelândia decidiu nesta terça-feira ele e três cúmplices residentes no país são passíveis de extradição para os Estados Unidos, a fim de responderem por seus crimes durante o período que mantiveram o Megaupload, serviço de distribuição de arquivos morto em 2012 que foi alvo de uma cruzada empreendida pela indústria do copyright.

A decisão foi tomada pelo juiz Nevin Dawson, que concluiu o seguinte: as evidências apontam que tanto Dotcom quanto seus três ex-sócios, Mathias Ortmann, Bram van der Kolk e Finn Batato podem ser forçados a deixar o país e responderem por crimes nos EUA como lavagem de dinheiro, extorsão, fraude eletrônica e infração de direitos autorais. O Megaupload, site de armazenamento de dados de Dotcom era um dos mais populares em seu tempo, e calcula-se que ele tenha dado um prejuízo de mais de US$ 500 milhões à indústria do entretenimento, além de render um lucro ilegal de cerca de US$ 175 milhões a seus donos.

Na época a RIAA e a MPAA realizaram uma verdadeira caça às bruxas: Dotcom chegou a ser preso e indiciado, o Megaupload foi fechado e diversos servidores foram lacrados (outros deram de ombros para o gordinho e deletaram os dados sem dó), bens congelados, o de sempre. O executivo tentou várias vezes dar a volta por cima, mas seus projetos posteriores não deram muito certo: o Mega, serviço filhote do Megaupload não está mais sob sua asa (Dotcom alega interferência do governo neozelandês e de uma investidora chinesa e prometeu lançar um concorrente) e o Baboom, serviço de streaming que entrou no ar em agosto não está chamando atenção.

Normalmente Dotcom não poderia ser extraditado porque o crime de violação de direitos autorais, a principal acusação pela qual ele responde não é passível disso, mas pesou contra ele e seus ex-sócios os processos de lavagem de dinheiro e extorsão, e mesmo assim eles não são prioridade: ambos ocupam a 16ª e 19ª posição respectivamente na lista de ofensas no acordo entre Austrália e EUA que valem mandar um criminoso para fora a fim de ser julgado; o 1º é obviamente homicídio. Portanto, fica clara a influência da DMCA e a RIAA pressionando a justiça local, a fim de embrulharem Dotcom e entregá-lo de presente para a indústria do copyright fazer o que quiser.

Ira Rothken, advogado de Dotcom já declarou no Twitter que a decisão da corte foi errônea, e a defesa do gordinho irá apelar. Caso ele seja de fato extraditado, julgado e condenado, Dotcom pode pegar até 20 anos de cadeia.

Fonte: Ars Technica.

relacionados


Comentários