Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Star Wars: Episódio VII foi filmado com película Kodak

Star Wars: Episódio VII foi filmado com película Kodak

Star Wars episódio VII foi filmado com película 65 mm da Kodak e episódio VIII vai seguir o mesmo caminho.

8 anos atrás

starwars_kodak

A Kodak é uma empresa que poderia ser um bom caso de estudo para qualquer estudante de administração. Sobre a tutela de seu fundador, George Eastman, a companhia inventou o filme de rolo e foi responsável por uma grande revolução na fotografia. Por décadas dominou o mercado em uma posição confortável. Em seus laboratórios foi criado o primeiro protótipo do que chamaríamos de câmera fotográfica digital.

Os executivos não apostaram na ideia e acharam que o grande público nunca abandonaria a película. O bonde da história passou e eles não pularam dentro. A fotografia digital se desenvolveu e a empresa demorou muito a entrar no mercado. O resultado foi o desmantelamento de suas divisões, vendas de patentes, produtos tirados do mercado e muito prejuízo.

Uma das divisões da Kodak que estavam nadando na maré do prejuízo, e que não foi vendida durante a reestruturação da empresa, era a de películas para o cinema. As projeções eram de US$ 100 milhões de prejuízo por ano em um mercado que estava abraçando as câmeras digitais também para os grandes filmes. Porém, algo interessante aconteceu.

Em 2014 um grupo de cineastas bem conhecidos (entre eles Quentin Tarantino, Christopher Nolan, Judd Apatow e JJ Abrams) se juntaram para costurar um acordo com os principais estúdios cinematográficos para ajudar a salvar a divisão de filmes para cinema da Kodak (que atualmente emprega 700 pessoas em sua fábrica de Rochester). Dessa maneira, Warner Brothers, Universal Pictures, Paramount Pictures, Walt Disney Studios e Weinstein se comprometeram a comprar uma quantidade determinada de filmes da Kodak por ano, sejam eles utilizados ou não.

Por conta desse acordo, e com o fim dos mistérios com o lançamento de Star Wars: O Despertar da Força no dia de hoje, o twitter da Kodak anunciou que a empresa está muito orgulhosa de ter participado da produção do filme e que “#TheForceisStrongwithKodak”. Isso mesmo amigos, Episódio VII foi filmado com filme Kodad 65 mm e as notícias dão conta que o Episódio VIII também vai seguir o mesmo caminho.

Graças a esse acordo entre os estúdios a divisão de filmes cinematográficos da Kodak parou de ter prejuízo e deve voltar a dar lucro no próximo ano. Porém, isso não se deve somente ao acordo entre os estúdios. Diversas grandes produções da atualidade se utilizaram da película Kodak e a estética inerente do filme voltou a ser novamente atrativa. Mas, ninguém sabe se isso vai ser uma tendência mundial e nem se a Kodak vai voltar a investir pesado em pesquisa nessa área. Só o tempo dirá.

relacionados


Comentários