Meio Bit » Arquivo » Indústria » Project Fi agora é compatível com tablets, mas não comemore

Project Fi agora é compatível com tablets, mas não comemore

Google estende Project Fi para aparelhos com suporte apenas à dados como tablets, mas modelos compatíveis ainda são poucos (e só funciona nos EUA e Canadá)

8 anos atrás

project-fi

A ideia é boa: o Google Fi, uma operadora de telefonia celular operada pelo Google que fornece planos simples ao usuário, com preços atraentes e que não cobra além do utilizado (e o excedente de um mês é acumulado, não vai parar em Etérnia) é um produto que parece bom demais para ser verdade, e de fato o é.

Durante a fase beta ele só funciona nos EUA, é compatível apenas com os Nexus 6, 5X e 6P, o roaming 3G cai para 256 kb/s e ligações feitas daqui para fora são taxadas em US$ 0,20/minuto. Ou seja, por enquanto não é para o nosso bico (e não acredito que o será um dia, dada a resistência das operadoras com novos concorrentes e a conivência da Anatel).

Ainda assim o Fi está se expandindo. O Google está lançando lá fora uma modalidade apenas de dados para quem não tem interesse em fazer ligações, privilegiando obviamente donos de tablets que os utilizam em trânsito. Mas ainda não será dessa vez que iremos aproveitá-lo.

A oferta é a mesma: um chip Nano-SIM com conexão 4G LTE para os tablets com a dita capacidade. Os preços dos planos são os mesmos: US$ 10 por cada 1 GB de dados contratado, e o que você não utilizar em um mês será transferido para o próximo. Excelente, agora você poderá pegar seu tablet encostado e sair com ele por aí pagando pouco pela conexão, certo?

Errado de novo, o Fi é beta, não se esqueça. A cobertura se resume à área atendida pela T-Mobile, portanto somente EUA e partes do Canadá, e por não ter rede de celular não funcionará fora da área. Não obstante os dispositivos compatíveis são poucos e são apenas modelos recentes de ponta: Nexus 7, Nexus 9, Galaxy Tab S, iPad Air 2 e iPad mini 4. E não, não dá para usar como hotspot Wi-Fi.

Não há previsão de expansão da área de cobertura ou de novos aparelhos compatíveis a serem incluídos, mas a balela que o Google contou lá atrás de que apenas os aparelhos Nexus mais recentes eram compatíveis caiu por terra de vez.

Enfim, a gente fica aguardando quando o Google resolver trazer o Fi para cá, o que conhecendo o Brasil pode até nem vir a acontecer.

Fonte: Google.

relacionados


Comentários