Meio Bit » Arquivo » Indústria » Mistério de Ceres aparentemente resolvido… Spoiler: não são aliens

Mistério de Ceres aparentemente resolvido… Spoiler: não são aliens

Ceres, o planetóide misterioso com as luzes alienígenas? Menos. A resposta é mais simples, para tristeza dos ufeiros: configuração das câmeras e… sal.

8 anos atrás

ceres-bright-spots-false-color

Ceres era um asteróide que ganhou um upgrade para planeta-anão, e está sendo lindamente estudado pela sonda Dawn, lançada em 2007. Um mundo fascinante por si, Ceres despertou imensa curiosidade quando as primeiras imagens mostraram um ponto luminoso muito intenso, em uma de suas crateras.

No total são 130 locais brilhantes, mas o conjunto na cratera Occator ofusca todos os outros, à primeira vista o planetóide de 950 km de diâmetro não só possui uma imensa base alienígena como eles estão se lixando pra salvar os pandinhas, torram eletricidade em iluminação externa, sem o menor pudor.

Os ufeiros, como bons fanáticos religiosos abraçaram a brincadeira e a transformaram em algo sério, incluindo a falsificação de imagens para provar que estão certos. A NASA e o resto da comunidade científica, claro, achou graça. Os pontos brilhantes em Ceres possuem uma explicação simples: Ceres é preto. Quase totalmente. É um dos mundos mais escuros do Sistema Solar, sua superfície tem a mesma reflexividade de asfalto; para conseguir imagens úteis contraste e exposição e brilho e seja lá mais o quê precisam ser maximizados.

Como resultado qualquer coisa mais clara estoura. Não é que as áreas brilhantes sejam brilhantes, elas só não são tão escuras quanto o resto.

pia19185-cr

Agora uma pesquisa publicada na Nature aponta que não só gelo e vapor d'água contribuem para as áreas claras, como o principal componente seria sulfato de magnésio, um sal de fórmula MgSO4 vendido comercialmente como…

salien

Isso mesmo. Ceres é um mundo com crateras repletas de purgante.

Não acho que isso vá despertar a mesma corrida espacial que o cometa composto de álcool e açúcar, mas ciência nunca foi sinônimo de garantia de respostas agradáveis, o nome disso é analista com carnê pra pagar.

Fonte: Slash Gear.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários