Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Filmes fotográficos: lançamentos e cancelamentos

Filmes fotográficos: lançamentos e cancelamentos

15 anos atrás

Que a fotografia digital é o futuro, e o presente também, ninguém pode negar. A tecnologia se desenvolve a passos largos. Porém, nós que somos apreciadores dos bons e velhos filmes fotográficos, sempre imaginamos que não veríamos o dia em que nosso companheiro de tantas batalhas finalmente tombasse abatido pela tecnologia dos sensores. Essa semana tivemos duas notícias que se mostram completamente contraditórias nesse assunto.

Em um anúncio que vai um pouco contra o a maré da história, a Kodak está colocando um  novo filme fotográfico no mercado brasileiro. O kodak ColorPlus 200 é um filme colorido com ISO 200 e que será vendido em rolos de 36 poses. A Kodak garante que o filme possuí a melhor combinação de saturação de cores, gerando imagens precisas e nítidas. O filme está disponível desde fevereiro ao preço sugerido de R$ 8,99. Ainda não encontrei nenhum para testar, mas assim que possível coloco algumas imagens por aqui.

Do outro lado, a Fuji anunciou o encerramento de duas importantes linhas de filmes e colocou mais um na mira para uma futura execução. O Fujichrome T64 vai ser descontinuado em julho e o Fujichrome CDU II vai para o saco em abril. Fora isso, o filme preto e branco profissional Neopan 400 135, de 24 poses, também vai ser descontinuado, embora existam informações de que a versão com 36 poses vai continuar sendo produzida. Estou vendo que meu antigo sonho de montar um laboratório de revelação vai se tornar quase impraticável com o passar do tempo.

Mas, temos que ser justos. O meio ambiente agradece a esse tipo de evolução. Deixamos de jogar vários litros de produtos químicos tóxicos pelos esgotos e de explorar de maneira ofensiva as jazidas de prata. Mas, o saudosismo ainda fica.

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários