Meio Bit » Arquivo » Internet » Instagram acaba com a farra dos apps de terceiros

Instagram acaba com a farra dos apps de terceiros

Pondo ordem na casa: Instagram vai restringir o acesso de sua API e efetivamente vai matar todos os clientes de desenvolvedores terceiros

8 anos atrás

instagram

Depois de passar por maus bocados por conta de um cliente não oficial do Instagram que estava roubando dados das contas de seus usuários, a empresa decidiu que não vai mais permitir que desenvolvedores criem aplicativos que se integrem ao seu serviço, independente da intenção.

A empresa anunciou uma série de mudanças na política de uso de sua API e inseriu uma série de restrições, que efetivamente irão matar todos os clientes de terceiros da plataforma.

Oficialmente o Instagram declara que as mudanças visam “melhorar o controle sobre o conteúdo” e “criar um ambiente mais sustentável”, construído em torno experiências autênticas. Na realidade a startup está fazendo uma grande faxina, determinando quem pode e quem não pode se alimentar do banco de dados da plataforma. A partir de agora apenas apps que editam fotos ou que puxou suas próprias publicações (mas não seu feed) serão permitidos.

Aplicativos que exibem o feed completo e que oferecem ferramentas aprimoradas não mais serão aprovados; por fim a startup está momentaneamente deixando de receber pedidos de integração de devs, que só voltarão em dezembro. Desenvolvedores que já possuem apps do tipo no ar tem até o dia 1º de junho de 2016 para entrarem na linha, do contrário serão sumariamente ceifados.

Claro que a mudança não visa apenas melhorar a segurança: o Facebook, como dono do Instagram está tomando ações para diminuir a visibilidade de apps de terceiros e promover a solução original acima de todos os outros, parecido com o que o Twitter fez ao capar o Tweetdeck após ter comprado a startup. Por fim, limitar a API permitirá aos desenvolvedores internos se preocuparem menos com o que acontece fora da empresa e se concentrarem em novas soluções, como o Hyperlapse ou o recente Boomerang, que transforma fotos sequenciais em videos.

O grande problema é que o movimento afetará aplicativos legais como Retro, Flow, Webstagram e outras que dão suporte a plataformas que o Instagram ignora como o iPad e o desktop. Uma pena.

Fonte: Instagram Blog.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários