Meio Bit » Arquivo » Games » Os videogames e seus making ofs

Os videogames e seus making ofs

15 anos atrás

Depois de terminar o Uncharted e o Heavenly Sword, eu comecei a reparar em uma tendência nos jogos exclusivos do PS3, a inclusão de making ofs como extras destraváveis. Enquanto isso possa servir para alguns apenas como uma maneira de tentar prolongar a vida útil do jogo, acho que esses vídeos podem ter um valor incalculável para um grupo de pessoas, principalmente no Brasil, os desenvolvedores de jogos.

Embora o ato de disponibilizar vídeos com o processo de desenvolvimento de jogos não seja algo novo, normalmente eles estão disponíveis apenas em discos bônus que acompanham as edições especiais dos games. Contudo, a Sony parece estar padronizando a inclusão desse material nos jogos que ela produz e/ou distribui, mas o que quero abordar aqui é que acho que as pessoas deveriam aproveitar melhor esses making ofs.

É notório que a indústria brasileira de games está se desenvolvendo e mais evidente ainda que sofremos com uma terrível falta de material de ensino na área. Muitos estudantes que sonham em trabalhar na criação de jogos eletrônicos não possuem o menor conhecimento de como a produção de jogo funciona e acredito que esses vídeos deveriam ser usados com o exemplo.

É claro que para nosso mercado chegar no nível mostrado no making of de um Splinter Cell Double Agent (cujo tenho em edição de colecionador), temos um longo caminho pela frente, mas penso que algumas técnicas mostradas na montagem de uma super produção dessas possa claramente ser aproveitada por nós. Acredito ainda que esses vídeos são interessantíssimos e se bem utilizados, seria possível pelo menos incentivar algumas pessoas a investirem no ramo.

Sei que não possuo conhecimento para tanto, mas gostaria de sugerir que os professores de cursos voltados para a criação de jogos incluam em seu material de apoio alguns desses making ofs. Acho que os alunos só tem a ganhar e ainda há a vantagem de no caso do PS3, os documentários normalmente estarem disponível com legendas em português de Portugal.

relacionados


Comentários