Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Quer saber por onde o Luke anda? Aguarde a estreia

Quer saber por onde o Luke anda? Aguarde a estreia

JJ Abrams faz mistério sobre Luke Skywalker: destino do jedi só será revelado na estreia de Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força

8 anos atrás

luke-r2d2

Faltando pouco mais de um mês para a estreia de Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força as expectativas dos fãs já atingiram níveis estratosféricos, bem como a curiosidade. Todos os materiais divulgados até agora mostraram muita coisa sobre Rey, Finn, Han Solo, Leia e Chewbacca, a Nova Ordem, Kylo Ren, capitã Phasma e muitos outros. Mas a pergunta que não quer calar é: onde diabos está Luke Skywalker?

O jedi e herói da Aliança não apareceu em praticamente nenhuma das peças publicitárias, fora a do trailer (como na foto acima). Não sabemos onde ele está, o que está fazendo, o quanto mudou, nada. E JJ Abrams manda o recado: vai continuar assim até a estreia.

A intenção do diretor com a retomada da franquia Star Wars não é apenas contar uma nova história do ponto de vista de novos protagonistas, mas também desconstruir antigos mitos. Mais importante do que responder onde ele está é entender quem ele é de verdade. Tirando o universo expandido (que não existe mais, de qualquer forma) pouco se viu sobre a formação de caráter de Luke. Ele era um jovem impulsivo que descobriu que seu pai era um tirano genocida. Seu treinamento jedi não foi dos melhores, Yoda o via como uma incógnita, algo que poderia levar a desdobramentos imprevisíveis no futuro.

Assim JJ Abrams quer responder à pergunta “quem é Luke Skywalker?” e para isso, fez dele o “MacGuffin” do filme. O termo foi criado por Alfred Hitchcock e define um elemento do plot que é utilizado para dar motivação aos protagonistas, que pode ter ou não importância na narrativa (não é o caso). George Lucas utilizou R2-D2 dessa forma no Episódio IV, mas preferiu fazer dele um elemento poderoso, “algo que todos estão atrás” (lógico, ele estava portando os esquemas da Estrela da Morte).

dark-side-luke

Luke no Lado Sombrio da Força? Já aconteceu no universo expandido (e muita gente não gostou)

Assim o filme vai se focar em Rey e Finn indo atrás de Luke. Cada um deles terá uma interpretação diferente do personagem e dos feitos durante a guerra: para Rey, que cresceu num planeta cheio de sucatas de batalhas antigas tudo soa como um conto de fadas, já Finn, que fora criado para ser um soldado da Primeira Ordem sabe que Luke existe, mas lhe foi ensinado que o jedi é um inimigo. Quem ele é de verdade é a grande revelação do filme, e JJ Abrams guarda isso a sete chaves. Mark Hamill também não abre a boca, para ele está sendo cruel não responder às perguntas principalmente das crianças, que não se importam com NDAs e querem apenas saber o que vai acontecer.

Mas como Luke vai aparecer? Ele será um fugitivo? Um cavaleiro montando uma nova ordem jedi? Teria sucumbido ao lado sombrio (alguns levantaram essa bola)? Só saberemos dia 17 de dezembro, até lá façam suas apostas.

Fonte: Entertainment Weekly.

relacionados


Comentários