Meio Bit » Baú » Hardware » Oracle lança no Brasil Exadata, Storage Appliance para Data Warehouses

Oracle lança no Brasil Exadata, Storage Appliance para Data Warehouses

11/03/2009 às 16:36

Allyson Fryhoff – vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Estratégicos Globais da Oracle Corporation apresentou a jornalistas e blogueiros o HP Oracle Exadata Storage Server, uma solução de Hardware/Software voltada para o mercado high-high-end.

A necessidade desse tipo de equipamento veio de pesquisas que mostraram que 39% dos bancos de dados em Data Warehouses são Oracle, e que muitos clientes montam máquinas que não são exatamente ideais, em termos de performance, compatibilidade, etc.


Allyson Fryhoff – vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios

A estratégia Apple, de fornecer Hardware E Software em conjunto, com compatibilidade garantida e alta performance, graças a otimização que esse tipo de arranjo permite, foi a escolhida.

As máquinas são poderosas. Baseadas no HP ProLiant DL180 G5, suportam discos SAS ou SATA, com capacidade de até 12 Terabytes por servidor.

Características:

2 quad-core Intel Xeon E5430 (2.66GHz)
• 8GB de RAM
• HP Smart Array P400 Controller with 512MB Battery Backed Write Cache
• 1–HP 4X DDR InfiniBand Connect-X Dual Port HCA
• Fontes de energia redundantes
• Sistema Operacional Oracle Enterprise Linux
• HP Lights Out 100c Remote Management Card
• Hard Disks: 12 x 450 GB 15,000 RPM SAS ou 12 x 1 TB 7,200 RPM SATA

Via paralelismo a máquina atinge velocidade de transferência de 1GB/s, mas como ele é escalável em estrutura de célula, a cada novo Exadata adicionado, a velocidade aumenta. Um rack com 18 células (servidores) atinge 216TB de armazenamento em SATA e throughput acima de 18GB/s. Deve rodar Crysis a +25fps.

Agora, a dolorosa: Em sua apresentação ano passado, quando o Exadata foi lançando nos Estados Unidos, Larry Ellison mostrou valores bem competitivos em relação à concorrência, onde um cluster Exadata de 168TB sairia por US$650.000,00 o hardware mais US$1,68 milhões de licenças de software.

Não temos ainda informações do custo no Brasil, mas dificilmente sairá mais barato que isso. Portanto é melhor você achar outro lugar pra guardar seus torrents.

Mais Informações:

relacionados


Comentários