Meio Bit » Arquivo » Games » Mais de 25% de usuários do Steam já usam o Windows 10

Mais de 25% de usuários do Steam já usam o Windows 10

Gabe Newell não curtiu: Windows 10 já é o segundo SO mais utilizado pelos usuários do Steam, com 26,42% da base instalada

8 anos atrás

steam-windows-10

Quando o Windows 8 foi lançado em 2012 um dos que não gostaram da plataforma foi Gabe Newell, ao afirmar que o SO da Microsoft era fechado e representava uma ameaça aos jogadores. Isso e outras coisas levaram a Valve a desenvolver o SteamOS, como forma de oferecer uma solução própria e mais amigável.

Problem is, desenvolvedores de games AAA não gostam do Linux. Pombas, eles mal portam seus títulos para Mac, a quantidade de jogos compatíveis com Windows está anos-luz dos que rodam no SO da Apple. Resultado, o Windows 8 foi bem recebido embora ainda permanecesse atrás do Windows 7.

Só que o Windows 10 chegou e o cenário mudou em muito pouco tempo.

Para desgosto de Newell nada mudou na percepção do público de que quando o assunto é games no PC, o Windows é o melhor companheiro. Em nova pesquisa realizada pela Valve junto a seus consumidores para saber como são as máquinas que usam para acessar o serviço, a empresa descobriu que as versões do SO da Microsoft respondem por nada menos que 95,45% de toda a base instalada de usuários. Já o Mac vem em segundo com 3,49%. Linux? Faz-me rir, continua dando ponto de audiência com 0,95%, portanto ainda não será desta vez o Ano do Linux em desktops.

Olhando de perto a distribuição das versões de Windows utilizadas pelos clientes do Steam vemos que muita coisa mudou desde que o Windows 10 foi introduzido: com pouco mais de três meses de vida, o SO em sua versão de 64 bits já assumiu a segunda posição como sistema mais utilizado respondendo por 26,42% dos usuários totais. O Windows 7 64 bits ainda é o primeiro com 36,67%; somando com as versões de 32 bits temos respectivamente 27,42% e 44,86%. O Windows 8/8.1 responde por apenas 20,37% dos usuários, se somarmos todas as variantes.

Claro que é preciso lembrar que a pesquisa não é obrigatória. Por outro lado as Steam Machines, a grande aposta da Valve para conquistar o consumidor e levar os games de desktop para a sala de estar não estão vendendo tanto quanto a empresa gostaria, por vários motivos. É fato que o domínio da Microsoft no cenário gamer para PCs continuará por muito tempo, mas de qualquer forma é impressionante ver que o Windows 10 já está presente em mais de um quarto dos computadores dos usuários, mostrando que Redmond fez um bom trabalho e entregou um sistema simples e mais importante, estável.

Fonte: Steam.

relacionados


Comentários