Meio Bit » Arquivo » Mobile » Personagens de Star Wars vão ensinar seus filhos a programar

Personagens de Star Wars vão ensinar seus filhos a programar

Hora do Código 2015: Code.org e Disney vão querem que as crianças e jovens aprendam a programar com os personagens de Star Wars

8 anos atrás

star-wars-hour-of-code

Aprender a programar desde cedo é importante. Diferente de uma série de coisas que enfiam na cabeça das crianças durante todo a vida escolar e que dificilmente será útil em suas vidas, o ato de ensinar os pequenos a escreverem códigos, debugarem programas e tudo o mais é um dos melhores métodos para ensinar raciocínio lógico e gerenciamento de crises, estimula as mentes e ajuda na resolução de problemas, dentro e fora do ambiente dos computadores.

O Code.org é uma instituição norte-americana que abraçou a missão de estimular o ensino de programação às crianças e conta com o apoio de pesos-pesados como Bill Gates, Mark Zuckerberg, Gabe Newell, Jack Dorsey, Ruchi Sanghvi (a primeira engenheira mulher do Facebook) e muitos outros, sem falar no Obama.

Todo ano o Code.org organiza a Hora do Código, um evento voltado para estudantes de todos os cantos do mundo. A meta é estimular as crianças a jovens a se interessarem por programação mas não apenas eles, qualquer um que deseja mexer com as entranhas da computação está convidado a experimentar. Para isso basta dedicar só uma horinha de seu tempo para fazer os tutoriais que a Code.org disponibiliza.

Code.org — Star Wars - Hour of Code: Introduction

Neste ano, como em 2014 a Disney deu as mãos à instituição como forma de atrair as crianças. No ano passado um tutorial de programação em blocos (quem brincou com o App Inventor conhece) foi disponibilizado utilizando os personagens de Frozen e desta vez, aproveitando o óbvio hype em torno de Star Wars um novo entrou no ar protagonizado por Leia, Rey, R2-D2, C-3PO e BB-8.

hour-of-code-sw

E antes que alguém reclame “cadê o Luke/Han/Vader/Kylo Ren/etc.”, saiba que um dos principais esforços do Code.org é diminuir a diferença de gênero no setor; a grande maioria dos programadores são homens e é interesse da instituição estimular principalmente as meninas.

http://www.youtube.com/watch?v=BvRvluhfzf0Code.org — Change The World - 2015 Hour Of Code

Se você tem filhos ou mesmo tem interesse em testar o aplicativo, dedique uma hora do seu dia aos programas. Lembrando, o site do Code.org é repleto de tutoriais em nossa língua (o de Star Wars ainda não está em português, mas não deve demorar), inclusive um ensinando a programar o famigerado Flappy Bird.

Fonte: Code.org.

relacionados


Comentários