Meio Bit » Arquivo » Games » Para Spector, Uncharted e Heavy Rain são mais filmes do que jogos

Para Spector, Uncharted e Heavy Rain são mais filmes do que jogos

Warren Spector critica a maneira limitada como podemos interagir com a história de jogos como Uncharted, Heavy Rain e The Walking Dead, que para eles são mais filmes do que games.

8 anos atrás

heavy-rain

Uma das coisas que considero mais fantástica nos jogos eletrônicos é como alguns deles nos dão diversas opções para progredir em suas aventuras ou como nos permitem contar nossas próprias histórias. Infelizmente títulos assim são menos comuns do que eu gostaria e um game designer que criticou alguns grandes sucessos por essa falta de liberdade foi Warren Spector.

Conhecido por títulos como Deus Ex e Epic Mickey, ele participou recentemente de uma palestra no PAX Australia e nela falou que a falta do que chama de “narrativa colaborativa” é algo que fez com que jogos como o Uncharted, Heavy Rain e The Walking Dead fossem mais parecidos com filmes do que com games.

Não é como se jogos como esse sejam ruins, mas eles limitam a sua habilidade de interagir com o mundo do jogo, então a história pode se desdobrar da maneira como o contador da história quer,” disse Spector em relação a franquia da Naughty Dog. “Você tem uma limitada habilidade para se expressar; trata-se de como você completa um determinado caminho para chegar ao próximo ponto do enredo. É uma ótima história — uma melhor do que jamais contei em um jogo — mas não é a história do jogador; não é sua história.

Já em relação ao The Walking Dead e ao Heavy Rain, o game designer disse que as decisões que devemos tomar durante o enredo são ilusões, opções que nos são dadas pelos criadores e que são escritas previamente, com as consequências oriundas delas também sendo predeterminadas.

Spector então voltou a elogiar os enredos desses games, mas disse que parte disso se deve ao fato de que os jogadores nunca poderão fazer algo surpreendente e que no fundo é como se o jogo fosse uma mistura de cinco roteiros de um filme e em determinados pontos só podemos escolher qual deles seguir.

the-walking-dead

Eu não acho que a opinião de Warren Spector tenha sido dada com o intuito de desqualificar esses jogos e caso tenha sido o caso, comigo não funcionaria pois como já disse em outros textos, pouco me importa se um título possa ser considerado um jogo ou não. No entanto, acho que ele tem muita razão no que diz.

Isso não significa que eu deseje a extinção de produções como Uncharted, Heavy Rain ou The Walking Dead, mas como disse antes, quanto mais eu puder me sentir como o real autor do que estiver acontecendo num jogo, acredito que mais fácil se torna entrar em seus mundos virtuais.

Fonte: Power Up Gaming.

relacionados


Comentários