Meio Bit » Arquivo » Internet » Civil Comments — e se os comentários da Internet fossem civilizados?

Civil Comments — e se os comentários da Internet fossem civilizados?

Ferramenta pretende acabar com o chorume na área de comentários da internet. Você acha isso possível? Confira como o Civil Comments funciona.

8 anos e meio atrás

troll_Civilizado_Civilized_Troll_toadgeek636

Há mais de um ano eu tomei uma decisão que me incomoda muito, mas era necessária: parei de ler os comentários de posts na internet.

Muitas vezes, mesmo em textos meus eu me pego relutando para ler os comentários, dado o tsunami de chorume que escorre pelos dedos de babacas que estão por aí. Comentários hoje são áreas para propagação de spam, ódio, racismo, intolerância, misoginia, dicotomia política, ignorância social e científica, boatos, e tantas outras formas de podridão humana.

É engraçado que ao pesquisar o que é chorume, um dos exemplos dados é:

O chorume é altamente poluidor do ambiente e deve ser evitado ao máximo

Pois é, era o que eu estava fazendo. Evitando-o ao máximo. Seja não lendo, seja simplesmente removendo a área de comentários dos posts, o que instantaneamente me afasta dos meus leitores, e afasta os leitores do site. Toda uma possível relação humana se perde por causa de uma minoria barulhenta e idiota.

E passei a me perguntar:

  • E se existisse uma maneira de filtrar esse lodo?
  • E se as pessoas conseguissem discutir de forma saudável, mesmo assuntos polêmicos?
  • E se existisse uma maneira de evitar o chorume ao máximo, mas sem acabar com os comentários?
  • E se os próprios leitores ajudassem a moderar os comentários, de forma a dar mais peso a quem no mínimo foi educado e ponderado?

Foi exatamente isso que levou Christa Mrgan, Matthew Trost, Asa Miller e outros profissionais da Civil Co. a criarem o Civil Comments.

De forma resumida, trata-se de uma ferramenta de comentários, ainda em período de criação e testes, prometida para várias plataformas da internet que tem como objetivo se livrar de trolls e comentários maleducados.

Veja a explicação do produto:

Como vocês puderam ver, a ferramenta possui métodos de validação da qualidade e civilidade do comentário postado, seja através de um algoritmo para os primeiros comentários, mas também com a ajuda de quem já por ventura tenha comentado, com votos de 1 a 4 para cada uma das características.

CivilVotes

No caso do algorítimo, o Civil vai trabalhar com um banco de dados e inteligência artificial para conferir se determinada frase ou palavra é ofensiva. Isso pode ajudar a diminuir o trabalho de moderadores, com ranking de usuários com melhores e piores comentários, e interação com a audiência do site:

CivilUsers636

CivilReports636

O mote da ferramenta é: “Pare de se preocupar com os comentários e vá construir a comunidade que seu site merece!

Justo, certo? Eu também concordo e vejo um grande potencial neste software, com algumas ressalvas, das mais práticas às mais complexas.

Eu sei, por exemplo, que os comentaristas podem tentar se utilizar de artifícios idiotas, como usar g0 fu…ck your $3lf em vez da frase em inglês propício, mas imagino que o software seja capaz de aprender a lidar com isso de acordo com o feedback dos outros leitores.

Sei também que a ferramenta já está pronta para receber outros idiomas, mas será que a qualidade do filtro será tão bom quanto o filtro em inglês? Só o tempo pode dizer.

A criação de fakes também será combatida, com opções de publicar comentários sem moderação somente prévia aprovação dos moderadores, depois de um número mínimo de comentários. Isso sem contar que os leitores mais assíduos podem “negativar” perfis fakes, que serão jogados no limbo do sistema.

Mas o que me preocupa de verdade é o enviesamento dos comentários. Sim, imagine a seguinte situação: os 5 primeiros comentaristas possuem um determinado alinhamento sobre o assunto do texto ou textos de um determinado site. Eles serão as pessoas que vão julgar os próximos comentários. Se eles derem uma nota muito baixa, o comentário pode ser reprovado, e assim somente a opinião destas cinco pessoas irá prevalecer.

Como isso pode ser trabalhado e ou corrigido? Aqui vou ter que debugar mais, mastigar menos, e o Analista de Sistemas Sênior vai falar mais alto que o repórter de tecnologia, vocês me perdeom se o parágrafo a seguir ficar técnico demais.

Mas dá pra fazer um cruzamento do histórico de votações entre leitores do mesmo idioma e opiniões geralmente contrárias, mas com posicionamento relativamente bom ou equivalente no ranking. Big Data está aí justamente para analisar computacionalmente interações e comportamento humano, pra revelar padrões, pontos fora da curva, modas e associações entre indivíduos e suas ações. Seria então questão de tempo para alimentar essa base de dados e consumi-la.

Se estes pontos forem corrigidos, vejo no Civil Comments uma possível solução para esse câncer que assola nossa tão amada internet.

E vocês, o que acharam do conceito? Deixem suas opiniões aqui embaixo na área de comentários. Civilizadamente, por favor. Obrigado, de nada.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários