Meio Bit » Baú » Hardware » Refrigeração líquida em… chips!

Refrigeração líquida em… chips!

Esqueça refrigeração líquida de CPUs, é muito 2014. Agora o pessoal do instituto de tecnologia da Georgia desenvolveu uma técnica para refrigeração líquida direto dentro do chip!

21/10/2015 às 20:32

100566_web

Minha melhor compra ano passado foi um sistema de refrigeração líquida Corsair H60, que para desespero dos haters continua funcionando muito bem. Só que mesmo esse tipo de tecnologia tem limites, depende do calor irradiado pelos chips passar pelo encapsulamento, pela base de metal e só então será dissipado pelo refrigerante.

O que pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia demonstraram é diferente. Com ajuda da Altera Corporation, criaram um chip FPGA (field-programmable gate array) com canaletas internas para passagem de refrigerante (não é Coca-Cola, calma, não vai corroer o chip (parênteses do parênteses: isso foi uma piada)). Com o líquido a micra de distância dos transístores, o calor é dissipado de forma bem mais eficiente.

No circuito de testes com água a 20 ºC eles mantiveram o chip rodando a 24 graus celsius. No método tradicional, com ventoinhas e dissipadores a temperatura de funcionamento ficava em 60 graus.

Dado que nem eu consegui causar uma tragédia usando tecnologia de refrigeração líquida, acho que seria uma ótima opção se fosse incluída diretamente em processadores e GPUs.

Fonte: Space Daily.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários