Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Dizem que é mais segura. Mais edificante com certeza essa bicicleta é

Dizem que é mais segura. Mais edificante com certeza essa bicicleta é

Zoeiras à parte bicicletas são o meio de transporte mais eficiente já inventado, a não ser que você seja a Ariana Grande e peça para seus seguranças te levarem no colo (é sério, bota no Google). O problema é que tem gente insatisfeita e adoram inventar jeitos de complicar o que é simples, como esta bicicleta que você pilota na posição em que Napoleão perdeu a guerra.

8 anos atrás

birdofpreynew3

Eu não concordo quando dizem que ciclistas não batem bem da cabeça. Batem muito bem, até pela mania de não usar capacete. O que não dá para entender é essa coceira de querer reinventar um design que está mais que otimizado.

Nos primórdios ainda fazia sentido, quando as bicicletas eram no modelo das Penny Farthings, algo que sempre achei incompreensível, aliás.

_48162089_-47

Quem em sã consciência acharia isso uma boa idéia? Mesmo assim passaram-se ANOS até alguém se tocar que talvez, fosse mais prático colocar as rodas da mesma altura e permitindo que o pilot… — digo, ciclista tocasse o chão com os pés, não com a caixa craniana (eventualmente).

De lá pra cá bicicletas evoluíram muito, a tecnologia é incrível, já dirigi muito carro que não chegava aos pés.

Temos por exemplo bicicletas sem corrente, usando pinhão e cremalheira:

Charlie Motín — Dynamic Bicycles' Shaft Drive System

A Shimano tem uma tecnologia de transmissão automática. Numa bicicleta!

The Gadgetress — Shimano's high-tech bicycle

Mesmo assim há quem insista em mudar o conceito básico da bicicleta, e nem digo essas idéias estúpidas de designers, que desconhecem conceitos como Leis da Física:

name-bikes-1

Falo de idéias como essa tal Bird of Prey.

birdofprey5

Eu concordo que é bem edificante, mas a argumentação não cola. Dizem que você consegue mais torque, por esticar a perna totalmente, e dizem ser mais segura pois com essa posição de pilotar uma parada de emergência não joga o ciclista de cara no asfalto.

birdofpreynew2 (1)

Sejamos realistas, uma parada mesmo em um sinal (se ciclistas respeitassem) significa esticar a perna de forma antinatural tentando buscar apoio no chão, enquanto o resto do corpo está esticado quase paralelo, em uma posição completamente… torta.

Claro, se você achar uma boa idéia, vá na fé. E desenbolse US$ 8.500,00 por essa abominação.

Fonte: Gizmag.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários