Meio Bit » Baú » Mobile » Apps do Google estariam enfim a caminho do Windows 10 Mobile

Apps do Google estariam enfim a caminho do Windows 10 Mobile

Até que enfim: após anos de brigas e disputas, Google estaria pronta para introduzir apps oficiais do YouTube, Hangouts e outros no Windows 10 Mobile

05/10/2015 às 13:34

windows-10-mobile

O Google e a Microsoft vêm batendo cabeça há um bom par de anos, no mínimo. Desde o lançamento do Windows Phone a gigante das buscas não demonstrou muito interesse em investir na plataforma, postergando durante anos o lançamento de seus principais aplicativos.

A coisa ficou feia mesmo quando em 2013 a Microsoft, não aguentando mais a demora do Google resolveu ela mesma lançar um aplicativo que se conectava com o serviço, algo que não foi bem recebido pelo Google: a empresa mandou desativar o app por infração dos termos de uso de suas API e principalmente, a total ausência de ads nos vídeos.

A queda de braço durou até o Google se comprometer em lançar um aplicativo dedicado à plataforma, onde ambas empresas trabalhariam juntas para entregar a melhor experiência possível. O app foi lançado e dois dias depois foi novamente removido, sob a inacreditável desculpa de Mountain View de que “o app não roda em HTML5”, algo que em 2013 nem suas contrapartes do iOS e Android faziam. Para se ter uma ideia o formato só se tornou padrão na interface web no começo deste ano. Coerência é para os fracos.

Desde então o Google não tocou mais no assunto “apps para o Windows Phone”. A bem da verdade o motivo não é simplesmente quebra de protocolos, há disputas judiciais na jogada. Como sabemos a Microsoft é a empresa que mais lucra com a venda de Androids, por possuir 200 das 310 patentes necessárias para se fabricar um dispositivo que rode o sistema; como elas cobrem tanto software quanto hardware o Google também tem que pagar taxas de licenciamento para usar o próprio SO. Isso e outras coisas como a Microsoft ameaçar o Google com uma investigação antitruste só ajudaram a acirrar a briga ainda mais.

Agora parece que ambas as partes estão se entendendo. Desde que Satya Nadella assumiu o comando da Microsoft a empresa vem realizando esforços para disponibilizar suas soluções no maior número de plataformas possíveis, e o lançamento de diversos apps para o Android que não devem em nada às versões presentes em seus próprios produtos é uma prova disso. Para completar, na semana passada ambas as empresas teriam entrado em um acordo para encerrar disputas na justiça sobre uso de patentes.

Amanhã a Microsoft realizará um evento em San Francisco, onde são esperados os anúncios de novos dispositivos como os smartphones Lumia 950, 950 XL e 550, uma nova Microsoft Band e o Surface Pro 4. É quase certo que o Windows 10 Mobile será oficialmente lançado amanhã também, e rumores apontam que o Google seria uma das principais parceiras de Redmond nesse momento: dessa forma ela enfim apresentaria versões oficiais não só do YouTube como também do Hangouts, Google Play Music e Google Voice, entre outros. Não durante o evento necessariamente, mas em breve.

Além de pôr um fim à essa briga que já dura anos, a atitude do Google seria crucial para diminuir a percepção do público de que a plataforma móvel da Microsoft não possui apps, o que é importante em seus planos de unificação de diversos dispositivos: quanto mais Lumias no mercado, melhor. De qualquer forma, só saberemos a verdade amanhã; ambas as empresas não comentaram os rumores e pela natureza das informações, é bom manter o pé atrás.

Fonte: WinBeta.

relacionados


Comentários