Meio Bit » Arquivo » Games » Project Spark se tornará um jogo verdadeiramente gratuito

Project Spark se tornará um jogo verdadeiramente gratuito

Microsoft resolve mudar os plenos e anuncia que o Project Sparks se tornará um jogo totalmente gratuito, com o conteúdo vendido anteriormente ficando acessível a todos.

8 anos e meio atrás

project-spark

Depois de instalar o Windows 10 no meu computador, uma das primeiras coisas que fiz foi algo que há muito tempo tinha vontade: resolvi testar o Project Spark. Podendo ser descrito como uma ferramenta que nos permite criar os mais variados tipos de jogos, fiquei bastante impressionado com nível de liberdade que ele nos dá e com o nível de diversão que ele pode oferecer, mas depois de algumas horas acabei o deixando de lado.

Mesmo tendo ficado com muita vontade de criar algumas coisas por lá, me incomodou um pouco o fato de que apenas gastando uma boa quantidade de dinheiro eu teria acesso imediato a maioria dos pacotes de itens e recursos disponíveis para o jogo e se isso também o afastou, saiba que em breve essa barreira cairá.

Isso porque a partir do dia 5 de outubro o Project Spark será transformando no que a Microsoft está chamando de “uma engine incubadora”, o que significa que todos os conteúdos que antes eram pagos passarão a ser distribuídos gratuitamente e fazendo assim com que o titulo possa ser considerado realmente gratuito.

O Project Spark inspirou e fortaleceu mais de 200 mil criadores que compartilharam dezenas de milhões de objetos customizados, comportamentos e experiências,” declarou o chefe de aquisições e engajamento do projeto, Rahul Sandil. “Cada dia vemos algo entre 300 e 400 novos jogos sendo enviados para a nossa plataforma. O nosso suporte a esses criadores e à nossa comunidade continuará em um ambiente aberto, gratuito e colaborativo.

Essa mudança ainda trará outras vantagens para os jogadores, como um número maior de espaços para enviarmos nossas criações e um aumento no limite do terreno, assim como 200 novos itens para serem utilizados. Porém, algumas perdas também acontecerão, como a remoção do Project Spark Tour e do Treasure Trove, além do mais importante, a promessa de que cedo ou tarde o jogo deixará de receber novidades, já que a produção de novos DLCs está suspensa.

Tal decisão consequentemente afetará o Conker’s Big Reunion, jogo cujo primeiro episódio foi lançado através do Project Spark e que infelizmente não terá continuações. Portanto, caberá agora aos fãs tentarem manter viva a aventura do personagem.

Para aqueles que adquiriram conteúdo digitalmente, ativaram a versão do jogo vendida fisicamente ou possuem créditos adquiridos depois do dia 28 de julho, a Microsoft afirma que o valor equivalente será crédito na conta do usuário em sua loja, o que mesmo não sendo o cenário ideal, sem dúvida é melhor do que nada.

Num primeiro momento acho a mudança de planos muito boa, afinal ela nos permitirá criar qualquer coisa que nossa imaginação permitir (e que a fatura do cartão de crédito evitava), mas fica o receio de que este seja apenas o primeiro passo em direção a um total cancelamento do Project Spark e sua possível morte. Tomara que isso não aconteça, pois a ferramenta me pareceu muito interessante e agora só preciso de tempo para me dedicar a ela.

Fonte: Xbox Wire.

relacionados


Comentários