Meio Bit » Baú » Games » Enjoo com realidade virtual? Valve diz que a culpa não é dos HMDs

Enjoo com realidade virtual? Valve diz que a culpa não é dos HMDs

Está com medo de ficar enjoado ao usar um dispositivo de realidade virtual? Pois de acordo com a Valve, se isso acontecer a culpa será do jogo e não do aparelho.

29/09/2015 às 14:30

htc-vive

Uma das maiores discussões em torno da realidade virtual é sobre a possível potencialização do enjoo que algumas pessoas sentem ao jogar títulos em primeira pessoa, algo conhecido como cinetose. Em maio passado Chet Faliszek declarou que eliminar esse problema seria fundamental para que a tecnologia se popularizasse e agora ele voltou a falar sobre o assunto, mas de uma maneira um pouco diferente.

Ao participar do evento EGX que aconteceu na semana passada, um dos nomes mais importantes da Valve saiu em defesa dos dispositivos de realidade virtual, dizendo que se você ficar enjoando, a culpa será das desenvolvedora do game e não do aparelho.

A ideia de que a RV te deixará enjoado é besteira. Temos pessoas que chegam e não querem testar as demonstrações. Num grupo de 10 pessoas terá alguém que dirá ‘eu ficarei enjoado, eu ficarei enjoado, não posso fazer isso.’ Essa expectativa é baseada no que elas viram antes ou no que ouviram.

[Os HMDs] não devem mais te deixar enjoado. Não é mais um problema de hardware, são as escolhas feitas pelas desenvolvedoras que te deixam enjoado. Diga para eles que vocês não querem isso.

De acordo com Faliszek, uma das maneiras para evitar o enjoo seria oferecer métodos de controles diferentes dos tradicionais, como por exemplo aquele proposto pela tecnologia Lighthouse, que será compatível com o HTC Vive da Valve e que captará os movimentos do usuário em um espaço de 5 m². Para ele, será justamente este o grande diferencial do HMD da Valve em relação ao Oculus Rift e ao PlayStation VR.

Por estar envolvida nos dois lados dessa equação, vamos ver se após o lançamento de jogos próprios voltados para a tecnologia e do seu dispositivo de realidade virtual a Valve será criticada por estar causando enjoo nos usuários e se isso acontecer, qual será a deles justificativa para o problema.

Fonte: GamesIndustry.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários