Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » CNN vai transmitir debate presidencial em realidade virtualzzzzzzz

CNN vai transmitir debate presidencial em realidade virtualzzzzzzz

A realidade virtual é uma tecnologia promissora, vem prometendo tem uns 30 anos, mas ainda se resume a umas demonstrações bacaninhas, conteúdo zero e um trambolho na cabeça. Agora pra tornar o conteúdo mais chato ainda a CNN vai transmitir o debate do Partido Democrata, em outubro, em Realidade Virtual. Nossa… será muito divertido.

8 anos e meio atrás

Future-Gaming-Large

Uma vez meu editor me chamou para uma reunião. Queria que eu escrevesse um livro sobre a mais nova e incrível tecnologia que iria mudar o mundo em poucos meses, a VRML. Eu comecei a rir, expliquei que realidade virtual era só sonho de acadêmicos, que só funciona para mexer cubos e esferas mal-renderizadas em experimentos de laboratório. 

20 anos depois a Realidade Virtual continua sendo uma solução à procura de um problema. Os anos depois melhoraram os cubos e esferas são bem melhor renderizados, há a tal montanha-russa que deixa o pessoal tonto, mas você continua sendo obrigado a usar um dispositivo anti-social enorme e pesado cobrindo seus olhos, e as aplicações simplesmente não existem.

Não que isso impeça o pessoal do Hype, vide a TV 3D, que forçou emissoras a investirem horrores, apenas para que fabricantes de televisores tentassem empurrar novos modelos, mas a necessidade dos óculos, a falta de conteúdo e a sutileza do efeito virtualmente (sorry) matou o conceito.

Agora a moda é (de novo) a realidade virtual. Estão produzindo filmes em RV que ninguém vai assistir, e a CNN foi atrás. O jornalismo foi abandonado faz tempo, o negócio deles é entretenimento, enchendo as coberturas de efeitos visuais.

Da última vez a “novidade” foram os “hologramas”, pois nada mais sério que cobrir um debate com um efeito vagabundo fingindo que está projetando alguém num estúdio:

williamoncnnholographic_818

Não que seja novidade, a CNN já foi flagrada com um “link de satélite” onde uma apresentadora fazia uma entrevista remota, mas tanto ela quanto a entrevistada estavam no mesmo estacionamento. Sério, repare nos carros ao fundo:

videoshd2014 — CNN fakes satellite interview between 2 reporters in the same parking lot!

Agora se gabam que dia 13 de outubro será a primeira emissora a transmitir um debate em Realidade Virtual, para todos os 18 usuários do Gear VR, o equipamento de RV da Samsung, cuja versão melhorada sai… em novembro.

Quem ganha? A Samsung, que fatura com a divulgação. Quanto aos 18 usuários, vão perceber rapidamente que ficar sentado no meio de um debate político, em RV ou não, é tudo menos divertido.

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários