Meio Bit » Arquivos » Games » Atualização para o Windows Vista/7/8 bloqueia jogos com DRM SafeDisc

Atualização para o Windows Vista/7/8 bloqueia jogos com DRM SafeDisc

Microsoft lança atualização para os Windows Vista, 7 e 8 que impede que jogos que utilizem o DRM SafeDisc funcionem, mas felizmente existe uma maneira relativamente simples de contornar o problema.

24/09/2015 às 8:33

drm2

Em agosto ficamos sabendo que por medida de segurança a Microsoft estava impedindo que qualquer jogo que utilizasse os sistemas de DRM SafeDisc e SecureROM rodassem no Windows 10 e para provar a teoria de que nada está tão ruim que não possa piorar, a empresa acaba de fazer com que a mesma medida valha para os Windows Vista, 7 e 8.

Porém, nos sistemas operacionais mais antigos os títulos afetados são apenas aqueles que utilizam o SafeDisc, pois conforme pode ser visto na página da empresa, após tais versões do Windows serem atualizadas elas terão o controlador secdrv.sys desabilitado.

Além das alterações listadas para as vulnerabilidades descritas no Boletim de Segurança da Microsoft MS15-097, este boletim de segurança aborda uma atualização de defesa em profundidade para o controlador secdrv.sys driver, um controlador de terceiros. A atualização desativa o serviço para o controlador secdrv.sys . Isso pode afetar a capacidade de executar alguns jogos mais antigos.

Felizmente a própria página traz informações sobre como permitir que o protocolo seja religado, o que consecutivamente torna tais Windows compatíveis com os jogos que adotaram esse tão odiado sistema de DRM. Porém, fica o aviso sobre o computador se tornar vulnerável enquanto o secdrv.sys estiver habilitado, então o recomendável é que você o desligue após parar de jogar.

De forma resumida, o que você precisará fazer é digitar sc start secdrv no prompt de comando para ligar o controlador, entrando com sc stop secdrv quando quiser desligá-lo. Se preferir, a mudança poderá ser feita no próprio registro do Windows seguindo os passos abaixo, mas fica o aviso de que qualquer alteração incorreta poderá danificar o sistema operacional.

  • Clique em Iniciar, Executar, digite regedit na caixa Abrir e clique em OK.
  • Localize e clique na seguinte subchave do Registro:
    HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\secdrv
  • Clique com o botão direito do rato em Iniciar e clique em Modificar.
  • Na caixa Dados do valor, execute um dos seguintes procedimentos:
    • Digite 4 para desativar o serviço do driver e, em seguida, clique em OK.
    • Digite 3 para definir o serviço do driver para manual e, em seguida, clique em OK.
    • Digite 2 para definir o serviço do driver para automático e, em seguida, clique em OK.
  • Saia do Editor do Registro.


É importante dizer que tal atualização afetará apenas aqueles que quiserem jogar alguns games mais antigos, logo para a maioria dos usuários essa atualização não causará problemas. No entanto, não deixa de ser revoltante saber que aqueles que pagaram por seus jogos terão uma dor de cabeça a mais quando quiserem aproveitá-los, seja tendo que fazer alterações no SO, seja recorrendo a cracks que impeçam a verificação.

Fonte: Rock, Paper, Shotgun.

relacionados


Comentários