Meio Bit » Arquivo » Games » Among the Sleep não receberá versão para realidade virtual

Among the Sleep não receberá versão para realidade virtual

Devido a desconforto e problemas de enjoo, criadores do Among the Sleep decidem cancelar suporte do jogo a dispositivos de realidade virtual.

8 anos e meio atrás

among-the-sleep

Em 2012 o pessoal da Krillbite Studio chamou minha atenção com uma ideia que considerei sensacional: um jogo de terror em que não seríamos um fuzileiro armado até os dentes ou algum guerreiro medieval que deveria usar sua força para combater o mal, mas apenas uma indefesa criança que explora uma casa assombrada no meio da noite.

Among the Sleep acabou saindo em 2014 e recebeu alguns elogios por nos colocar numa situação que apenas um jogo permitiria e embora uma das promessas de sua campanha no Kickstarter era de que ele seria compatível com dispositivos de realidade virtual, os criadores do game revelaram que isso não deverá acontecer.

De acordo com Kristina Halvorsen, o problema estaria na dificuldade em fazer com que as pessoas tenham a sensação de estarem realmente na pele de uma criança ao usarem um HMD, como por exemplo os movimentos descoordenado que elas fazem ao caminhar ou quando caem.

Uma técnica muito comum em jogos em primeira pessoa guiados pela história é tirar o controle da câmera quando queremos contar alguma história,” explicou a responsável pelo marketing e relações públicas do estúdio norueguês. “Você quer que o jogador veja espaçonaves se aproximando sobre uma montanha, um arranha-céu caindo sobre tropas ou sua mãe te dando bolo. Basicamente o jogo pega sua cabeça virtual por alguns segundos ou minutos, aponta para direção correta e te diz para olhar para aquilo antes que possa continuar jogando. Isso parece horrível na realidade virtual.

Se você faz isso na RV, basicamente parece que alguém está segurando fisicamente sua cabeça e o forçando a assistir alguma coisa.

Segundo Kristina, a diferença entre o que vemos e o que sentimos ao experimentarmos a emulação dos movimentos de uma criança pequena tem causado enjoo naqueles que tentam encarar o jogo usando algo como o Oculus Rift e que depois de terem tentado diversas técnicas, eles chegaram a conclusão de que aquilo que queriam contar através do Among the Sleep não é compatível com a tecnologia.

Quem adquiriu o jogo e estava pensando em jogá-lo desta maneira provavelmente ficou decepcionado com o anúncio, mas o que considero mais preocupante é este comentário sobre a realidade virtual não funcionar bem com FPSs que nos forçam a olhar numa determinada direção. Será que outras desenvolvedoras também estão tendo este problema?

relacionados


Comentários