Meio Bit » Arquivo » Fotografia » World Press Photo 2009

World Press Photo 2009

15 anos atrás

Foi anunciado na sexta-feira (13/02) o resultado oficial do World Press Photo 2009. A premiação é a mais importante dentro do fotojornalismo mundial e dividida em diversas categorias (natureza, cotidiano, notícias gerais, etc), sendo que a mais importante é a “Foto do Ano”. Nessa edição, o prêmio máximo foi para o fotógrafo Anthony Suau com uma foto publicada pela revista Time. Na imagem, um policial revista uma casa, onde uma família acabava de ser despejada, para se certificar que o imóvel estava realmente vazio (veja foto abaixo). Sinais da crise que assola o território americano.

world press photo

O destaque da edição, para nós brasileiros, foi a premiação de três compatriotas. Luiz Vasconcelos ganhou a categoria Noticias Gerais com uma foto publicada no jornal A Crítica. Na imagem, vemos uma mulher tentando impedir que a tropa de choque da polícia inicie o despejo de seu povoado em Manaus em 10 de março de 2008. A imagem ficou famosa no meio fotográfico brasileiro e muita gente já apostava em sua premiação por conta do impacto da situação (veja a foto abaixo). Os outros brasileiros premiados foram André Vieira (da Focus Photo und Presse Agentu) que conquistou o terceiro lugar na categoria Arte e Entretenimento, e Eraldo Peres(Agência Associated Press) que recebeu Menção Honrosa na categoria Cotidiano

world press photo 2

A premiação das fotos escolhidas vai acontecer no dia 03 de maio em Amsterdã, na Holanda, e já no dia 04 de maio, como de costume, elas vão se tornar uma exposição que vai percorrer o mundo inteiro, inclusive o Brasil. Fique de olho no Forum de Fotografia Digital para informações de quando a exposição chega por aqui.

Veja todos os vencedores no site oficial do World Press Photo.

Fonte: Fotosite

relacionados


Comentários