Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google ensina devs como driblar sistema de segurança do iOS 9 que bloqueia ads

Google ensina devs como driblar sistema de segurança do iOS 9 que bloqueia ads

iOS 9 terá sistema que poderá bloquear ads em apps, mas Google libera código a desenvolvedores que desativa o recurso

8 anos e meio atrás

ios-9

A Apple deve liberar o iOS 9 em breve, só que algumas pessoas não estão muito empolgadas com ele. Desenvolvedores de aplicativos estão um tanto preocupados com um novo recurso chamado App Transport Security, ou ATS que trata da comunicação dos aplicativos com servidores na web.

O ATS vai restringir as conexões, de modo a permitir somente aquelas protegidas por HTTPS. O motivo é simples, a preocupação com a segurança dos dados de seus usuários. Só que isso representa uma ameaça para quem faz dinheiro com ads, já que muitas vezes a conexão feita para exibir os anúncios não é segura.

De certa forma a Apple silenciosamente declarou guerra aos ads. O Safari para iOS também recebeu uma atualização recente, que permite a instalação de extensões que bloqueiam anúncios.

O Google também se preocupa com a segurança de seus usuários, e vem há um bom tempo endossando a importância do HTTPS. Só que ele antes de mais nada vive de vender anúncios, e por isso tomou uma atitude um tanto controversa segundo alguns: forneceu os meios para desenvolvedores de apps desativarem o ATS.

code

Em uma postagem no blog de desenvolvimento do Google Ads, a empresa forneceu cinco linhas de código para que os devs possam ser capazes de driblar o sistema de segurança do iOS, e deu suas razões: o Google entende que é importante que os apps sejam seguros e priorizem conexões HTTPS, mas entendeu que não haverá tempo hábil para todos se adaptarem às novas regras impetradas por Cupertino. Assim, ensinou os meios para que startups e desenvolvedores pequenos não se vejam numa situação em que uma de suas principais formas de monetização seja bloqueada da noite para o dia.

Claro que o Google tem interesses próprios nisso. Embora saiba que o método só deva ser utilizado em último recurso e preferencialmente até a implantação de código seguro para conexões com servidores na web, diferente da Apple ele vive de exibir anúncios. Segundo a Goldman Sachs Mountain View arrecadou US$ 11,8 bilhões com ads em 2014. 75% desse total veio de pesquisas no iOS, graças ao acordo com a Apple para ser o motor de busca principal do sistema móvel da maçã. Ads em apps são uma fatia menor, claro, mas ainda assim o Google não quer que potenciais clientes percam dinheiro e acabem afetando seus próprios negócios.

Fonte: Google.

relacionados


Comentários