Meio Bit » Arquivo » Indústria » Mulheres Amazonas (russas) na Lua!

Mulheres Amazonas (russas) na Lua!

Lua 2015 — mandar mulher pro espaço não é novidade pros russos, foram os pioneiros nisso, antes até do George Clooney. Agora vão inovar com uma missão simulada de oito dias onde 6 mulheres descobrirão se conseguem tripular uma nave espacial sem se matar umas às outras.

8 anos e meio atrás

amazon

Antes de mandar gente pro espaço em longas missões, é essencial descobrir se isso é simplesmente viável, ou se depois de algumas semanas todo mundo vai querer matar uns aos outros. Submarinos são usados como base mas a dinãmica do dia-a-dia é completamente diferente, por isso experimentos como o Marte 500, do Instituto de problemas Biofísicos da Rússia.

Entre outros experimentos uma tripulação de 6 voluntários simulou uma missão de 520 dias até Marte confinados no ambiente não exatamente luxuoso da “espaçonave”:

mars500_786x435

O habitat tem um volume total de 550 metros cúbicos, mas a área das cabines individuais é de 3 metros quadrados. A maior parte do espaço é o ambiente de simulação do solo marciano.

É como morar no Formule 1.

images

Mesmo assim você ganha um laptop, não uma Olivetti.

Contrariando as expectativas de muita gente os caras não se mataram, e agora os russos querem uma experiência mais ousada e perigosa: vão montar uma tripulação 100% feminina em uma viagem simulada de oito dias até a Lua, no projeto Lua 2015:

720158123217871

Serão 6 tripulantes escolhidas de uma equipe de 10 voluntárias.

2A44DAB100000578-3150843-image-a-30_1436178253071

Entre elas temos Anna Kussmaul, Geneticista PhD, Elena Luchitskaya, médica espacial, Mariya Maximova, com mestrado em Matemática Aplicada e Física, Joining Maximova, ecologista e trekker (que coisa idiota, mandar uma ecologista pra Lua, quase tão burro quando mandar um botânico pra Marte), e Natalya Lysova, especialista em fisiculturismo e esportes.

É muito bom ver a Rússia, um país com um PIB menor que o do Brasil e gastos bem maiores (invadir a Ucrânia saiu caro) manter um programa espacial de verdade, só acho que falta um Boninho por lá, estão perdendo a chance de produzir um excelente reality show.

Fonte: NASA Space Flight.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários