Meio Bit » Arquivo » Mobile » Surge nova imagem do Venice, o BlackBerry com Android

Surge nova imagem do Venice, o BlackBerry com Android

Evleaks divulga nova render do BlackBerry Venice, seu futuro smartphone com teclado físico que de acordo com rumores, vai rodar Android

9 anos atrás

blackberry-venice-001

Não tem muito tempo começaram a circular boatos e rumores sobre a possibilidade da BlackBerry abaixar a cabeça e se submeter à Google, passando a fabricar dispositivos Android como forma de combater a crise pela qual passa. A aposta se tornou ainda mais certa quando o CEO John S. Chen não descartou a ideia, a empresa declarou que a plataforma corporativa BES12 daria total suporte ao Android for Work, dando origem ao novo rumor de que as duas empresas estariam desenvolvendo em conjunto uma versão corporativa do robozinho.

Considerando que a BlackBerry afundou magnificamente por conta de sua própria arrogância, acompanhada de declarações esdrúxulas e medidas controversas para sair do buraco, há quem diga que a companhia canadense não tem outra opção. Assim começaram a cogitar que o Venice, o próximo lançamento em telefonia celular que já andou dando as caras aqui e ali seria o primeiro a rodar Android. E novas imagens corroboram a suspeita.

A medida seria uma forma de fortalecer o BES12, tornando-a totalmente compatível não só com BB10 como com Android também. Assim o Venice teria a missão de recuperar um pouco do antigo prestígio da ex-RIM, outrora sinônimo de smartphones e que deixou o bonde da inovação passar por ficar anos repetindo para si mesma que era referência no mercado corporativo, sem acompanhar as inovações do iOS, Android e Windows Phone. Quando acordou, já era tarde.

blackberry-venice-002

Renderizações anteriores divulgadas por diversas fontes já apontavam o toque do Android no Venice, só que hoje Evan “Evleaks” Blass, nosso velho amigo que possui fortes contatos dentro da indústria soltou uma nova imagem mostrando como o sistema se apresentará no smartphone, assim como um detalhe bem interessante:

De acordo com informações divulgadas anteriormente o Venice terá configurações bem decentes: SoC Snapdragon 808 da Qualcomm, hexa-core de 64 bits com dois núcleos Cortex-A57 de 1,82 GHz, quatro A53 de 1,44 GHz e GPU Adreno 418, 3 GB de RAM, display de 5,4 polegadas com resolução Quad HD (544 ppi) e câmera principal de 18 megapixels e a novidade revelada acima, a nada surpreendente presença de um teclado QWERTY deslizante. Apesar de toda a indústria ir em outro sentido, a BlackBerry insiste porque “o usuário corporativo prefere teclados”. OK...

Assim, eu não vejo nada demais na ex-RIM querer trabalhar com Android, na verdade é que lhe restou como alternativa visto que ou se adapta e deixa de insistir no BB10, que dá ponto de audiência e que a própria empresa considera que foi um erro, ou continua a nadar na direção errada até se afogar. O que não consigo aceitar é a teimosia em largar mão dos teclados físicos, mas pode ser que a BlackBerry os mantenha unicamente por questões de manter a identidade visual, e use a desculpa esfarrapada de que seus usuários os preferem para não dar o braço a torcer.

Em todo caso o Venice parece bonito e possui specs decentes, resta saber quanto ele custará e se ele conseguirá aliviar a barra da BlackBerry um pouquinho, já que o lucro do setor mobile está todo nas mãos da Apple e Samsung.

Fonte: tweet do Evleaks.

UPDATE: agora com GIF!

relacionados


Comentários