Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google oficializa Android M como Marshmallow, versão 6.0

Google oficializa Android M como Marshmallow, versão 6.0

Google libera versão oficial do SDK da nova versão do Android, batizada como Marshmallow; linha Nexus é a única compatível com o sistema até o momento

8 anos e meio atrás

android-6-0-marshmallow

O Google enfim oficializou a mais nova versão de seu sistema operacional móvel. Ontem a companhia liberou, através de postagem no Android Developers a terceira e oficial versão do SDK do Android M, batizado oficialmente como Marshmallow.

A surpresa no anúncio não se dá por conta do nome, visto que o doce da vez é um dos mais populares do mundo (alguns cogitavam Muffin, ou Macadamia Nut Cookie), mas sim na escolha da numeração da versão. Embora a nova versão não represente grandes mudanças em relação ao Android 5.x Lollipop o Google preferiu pular direto para o 6.0. Os principais especialistas acreditavam numa versão numerada como 5.2.

A ação foi acompanhada da tradicional instalação de uma nova estátua do robozinho verde no campus do Google em Mountain View, Califórnia. Foi liberado também um pequeno making off com como elas são produzidas. Acompanhem:

http://www.youtube.com/watch?v=Pct9Hl7l4E4Android Marshmallow Statue Revealed

Nat and Lo — The Android Marshmallow Sculpture + Android’s Tasty Naming Tradition - #NatAndLo Ep 5

Anunciado durante a Google I/O 2015, o Android 6.0 Marshmallow não traz grandes novidades se comparado com a grande mudança gráfica da versão 5.0 Lollipop; suas alterações são mais pontuais, se focando em segurança (como a possibilidade de introduzir um controle mais apurado das permissões de apps), melhor gerenciamento de energia da bateria, suporte a USB-C, introdução do recurso Doze, que utilizará detecção de movimento para acinar o modo de hibernação quando inativo por muito tempo, um maior refinamento do Material Design, backup de apps e o Google Now com o recurso Now On Tap, fazendo com que o aplicativo aprenda com os hábitos do usuário ao analisando as informações de diferentes apps, exibindo cards relevantes.

No momento o Preview 3 já está disponível, mas como é de praxe apenas alguns dispositivos da família Nexus são compatíveis. São eles: Nexus 5, Nexus 6, Nexus 9 e Nexus Player. Caso você seja dono de um destes dispositivos e estiver a fim de testá-lo. Basta entrar neste link e baixar a ISO correspondente.

O lançamento oficial se dará muito provavelmente em breve com o anúncio de um novo dispositivo da linha Nexus; circulam na internet diversas imagem de um novo Nexus 5 que está sendo desenvolvido pela LG.

Fonte: Android Developers Blog.

relacionados


Comentários