Meio Bit » Arquivo » Ciência » Sua Falácia — um site para ajudar a melhorar sua argumentação [update: quiz!]

Sua Falácia — um site para ajudar a melhorar sua argumentação [update: quiz!]

Sua Falácia é um site para ajudar naqueles momentos quando alguém está atrapalhando o bom andamento de uma discussão. Compartilhe com seus amigos e vamos popularizar o pensamento científico.

8 anos e meio atrás

falacia_capa636_2

Se você possui uma conta em alguma rede social, já entrou em algum fórum, respondeu mensagem do grupo do WhatsApp da família ou teve aquela conversa sensata com o tiozão do taxi, é bem provável que você já deva ter entrado em alguma discussão mais aquecida, certo?

Menos o Cardoso. O Cardoso nunca se envolve em discussões, é um primor de paciência esse garoto.

Só que, de vez em quando, o interlocutor tenta colocar seu ponto de vista na conversa de uma forma equivocada, cometendo alguma falácia, e isso sempre atrapalha o bom entendimento entre as partes. Seja na melhor das intenções, seja na mais pura má fé.

Recentemente gravei um SciCast com o Pirulla, no qual falamos sobre o pensamento científico. Quem não ouviu ainda, ouva. Nesse episódio, a gente falou sobre vários conceitos desse tipo de linha de raciocínio, além de explicar o que são falácias e quais são as mais comuns.

Pra quem não sabe muito bem do que a gente está falando, é basicamente uma argumentação falsa que tenta se passar por verdadeira. Ou uma argumentação que não está correta por conter alguns problemas em suas premissas, ou simplesmente por ignorar a argumentação e se focar em outros fatores da discussão, como o características da pessoa com quem se está discutindo. Em palavras maiores, silogismo sofístico aristotélico.

E isso acontece com uma frequência assustadora em discussões online, por exemplo. Para tentar ajudar a melhorar o nível dessas trocas de ideia, resolvi criar um site explicando cada uma das falácias mais comuns, com descrições e exemplos, além da possibilidade compartilhar esse tipo de conhecimento nas redes sociais. Assim nasceu o Sua Falácia.

falacia_lista636

falacia_dicotomia636

falacia_onusprova636

É um projeto sem qualquer fim lucrativo (muito pelo contrário, tô bancando tudo do meu bolso pelo fator de utilidade pública), não vai ter propaganda, nada disso. O intuito é único e exclusivo de ajudar e transmitir esse tipo de conhecimento ao maior número de pessoas.

Justamente por isso o site tem um visual clean e com uma usabilidade bem simples, com uma lista que conta com itens como Inversão do ônus da prova, ad hominem, falácia do espantalho, falácia da falácia, falsa dicotomia, entre outras, bem como a navegação entre as páginas e um sistema de busca para quando a gente não conseguir lembrar o nome exato da falácia.

Portanto, compartilhe o Sua Falácia com seus amigos, favorite e não deixe de enviar para alguém que esteja tornando inviável o que tinha tudo pra ser uma discussão saudável. Sempre com educação e cordialidade, senão nunca vai existir nenhuma troca de ideias e assim nada anda pra frente, nada evolui.

Agradecimentos imensos ao Lucas Balaminut pela ajuda com a tradução do conteúdo, gentilmente cedido pelos criadores do site yourlogicalfallacyis.com.

ATUALIZAÇÃO: atendendo a algumas sugestões, o SuaFalacia.com.br agora tem um quiz no qual vocês podem testar seus conhecimentos! Basta clicar em suafalacia.com.br/quiz e seguir as instruções. Depois compartilhe com a gente os resultados. E boa sorte!

quizSuaFalacia

Se vocês tiverem críticas e mais sugestões, por favor usem a área de comentários aqui embaixo. Let's discuss!

relacionados


Comentários