Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Conheça a Alphabet, nova holding proprietária do Google

Conheça a Alphabet, nova holding proprietária do Google

Google revela a Alphabet, nova holding que passará a ser a proprietária da gigante das buscas; meta é diversificar ainda mais os negócios da companhia

8 anos e meio atrás

alphabet

O Google anunciou uma novidade completamente inesperada nesta segunda-feira: após a maior reformulação da companhia desde sua fundação em 1998, cada divisão de seus negócios agora pertencerá a uma nova holding, a Alphabet Inc.

Mas afinal, o que muda e o que permanece igual? Na prática, a ideia por trás do Alphabet é gerenciar de forma mais eficiente as diversas divisões do Google que não tem muito a ver uma com as outras. Hoje, a gigante controla diversas subsidiárias como a parte de internet, a Calico Labs, a divisão de pesquisa Google X, os fundos de capital e investimento... todos eles são geridos pela mesma companhia, o que se provou segundo Larry Page uma forma não muito legal de trabalhar.

A Alphabet será uma forma de descentralizar o gerenciamento. Nos próximos meses a gigante será dividido em diversos ramos, cada um gerenciado separadamente. A Google Inc. passará a ser uma empresa sob o guarda-chuva da Holding, e responderá por todos os produtos relacionados a internet, como o motor de busca, o Maps, o Chrome, o Gmail, o Android e o YouTube. Larry Page, hoje CEO do Google ficará à frente da Alphabet (Sergey Brin será o presidente), enquanto o antigo VP de Produtos Sundar Pichar assumirá a capitania do Google.

A escolha do nome da holding tem dois sentidos: primeiro, Page e Brin consideram o alfabeto uma das mais importantes invenções da humanidade, além do fato de seu motor de buscas, o primeiro produto do Google ser indexado alfabeticamente, óbvio. Segundo, há o trocadilho com as palavras “alpha” e “bet” (aposta), representando as expectativas que a dupla têm na nova empresa.

Page e Brin acreditam que a Alphabet será mais capaz de investir em novas companhias e acolher mais negócios sem ter que atrelar o nome Google a tudo, que no imaginário popular é uma companhia de internet. Assim, a holding poderá ter negócios muito mais diversificados sem comprometer a identidade das empresas subsidiárias.

A mudança também afetará o mercado financeiro. Page comentou no blog que os resultados do Google e da Alphabet já estarão separados no próximo relatório trimestral, e as ações da NASDAQ também serão renomeadas. Entretanto, quem possui partes da empresa no mercado de ações não precisa fazer nada.

O mesmo vale para o usuário dos produtos Google: a companhia ficará um pouquinho mais magra, com produtos não relacionados a internet sendo desmembrados da companhia, mas os serviços prestados não deverão sofrer com a mudança no gerenciamento da companhia.

Fonte: Google.

relacionados


Comentários