Meio Bit » Arquivo » Mobile » LG G4 — MB Review #2: uma ótima câmera em um bom smartphone

LG G4 — MB Review #2: uma ótima câmera em um bom smartphone

MB Review está de volta com um review rápido do G4 em vídeo e uma análise completa em texto. O G4 tem tela de 5,5″ com resolução Quad HD, uma excelente câmera de 16 megapixels e muito estilo, com direito a uma versão com traseira em couro. Saiba tudo sobre este smartphone no MB!

8 anos e meio atrás

lg_g4

Testamos durante algumas semanas o LG G4, uma grande evolução em relação ao G3, mas sem mudar de estilo, mantendo os pontos fortes e também algo que já está meio datado, mas que muitos vão adorar, a bateria removível. A tela tem uma pequena curva, mas mais sutil que a da linha G Flex, e a mesma belíssima resolução Quad HD do G3, mas com maior brilho e contraste.

Este post faz parte da série MB Review, que traz análises rápidas em vídeo acompanhadas de uma resenha completa (esta que você está lendo). Os vídeos são publicados todas as segundas no nosso canal do YouTube, e você pode assistir clicando abaixo.

LG G4 – MB Review #2: uma ótima câmera em um bom smartphone

Câmera

Vamos direto ao que interessa, a câmera do G4 é um verdadeiro espetáculo, e definitivamente o ponto alto do aparelho. Ao lado dos concorrentes S6/S6 Edge e iPhone 6 Plus, é uma das melhores câmeras já lançadas em um smartphone, isto se não for a melhor, pelo menos na minha humilde opinião. Com 16 megapixels de resolução, a câmera tem estabilização óptica de três eixos e um modo manual com controle de exposição, velocidade, balanço do branco e ISO, entre outros recursos. O foco automático com laser é rápido e preciso, e o Flash LED de dois tons permite imagens noturnas com tons naturais de pele, como tem sido padrão nos aparelhos mais avançados. A lente f/1,8 tem ótima abertura e deixa entrar até 80% mais de luz, e o resultado é que as imagens produzidas pelo G4 são de excelente qualidade. O modo panorama também funciona muito bem no G4, criando ótimas imagens. O aplicativo de galeria de imagens da LG lembra muito o do iPhone, mas isto não é algo ruim. A câmera frontal tem 8 megapixels, e grava em Full HD 1080p, e pode tirar selfies com gestos.

lg_g4_3

Tela

Outro ponto alto do G4, a tela Quantum Display tem 5,5″ com resolução QHD (1440 × 2560 pixels) e densidade de 538 pixels por polegada, coberta por vidro Gorilla Glass 3. A tela tem excelente brilho e contraste, com preto realmente preto. Para não dizer que é perfeita, para um uso confortável na rua, é preciso aumentar bastante o brilho, o que tem consequências na duração da bateria

Design

O G4 lembra o G Flex 2, mas a curva da tela é bem menos acentuada. O peso é 155 gramas, e o G4 tem 9,8 mm de espessura (6,3 mm no ponto mais fino). Na frente ele desligado fica todo preto, algo que me agrada bastante, só com a discreta câmera no topo e a marca da LG embaixo. Além das versões em plástico imitando metal, o G4 se destaca pela sua traseira em couro, com direito a uma costura autêntica que une as duas partes, bem abaixo e acima dos botões centrais do smartphone. A diferença é grande, com o couro o G4 fica mais premium, e com o plástico, bem mais simples. Quando se usa plástico para imitar metal, o visual pode até funcionar, mas na hora do toque não tem jeito.

lg_g4_2

A versão que testamos foi a com traseira de plástico dourada com grafismos em quadrados. Por mais que seja mais bonita e mais agradável ao toque, a traseira em couro tem menor vida útil do que a de plástico, então se você estiver interessado no G4, é bom considerar isto na hora de escolher. O G4 com traseira em couro tem três opções de cores, preto, marrom e vermelho.

Desempenho

Em termos de desempenho, o G4 tem um processador Snapdragon 808 de seis núcleos (Cortex-A57 dual-core de 1,82 GHz e um A53 quad-core de 1,44 GHz), além de GPU Adreno 418 e 3 GB de RAM. O processador poderia ser mais potente mas no dia a dia, o G4 funciona sem maiores problemas, desde que não seja exigido demais. O G4 tem 32 GB de capacidade, mas também conta com o micro-SD (até 128 GB), deixando o concorrente Galaxy S6 pra trás neste quesito.

Interface

A interface do G4 é bem simples, e não incomoda, embora eu prefira o Android puro sempre que possível. Com uma tela tão grande, a LG colocou um modo muito útil que divide a tela em dois programas que você esteja usando. Também é possível usar um modo criado para uso com uma só mão, jogando uma janela reduzida para a direita ou esquerda, ou até deixar alguns programas flutuando sobre os demais. No topo da janela de notificações, existe uma lista de programas que você mais usa na qual se pode navegar lateralmente para ver os demais. É bem fácil escolher quais devem aparecer e em qual ordem.

Bateria

A bateria de 3.000 mAh pode ser trocada pelo usuário, ou seja, a LG segue indo na contramão do mercado, mas pelo menos consegue agradar a um nicho de usuários. Acho uma certa teimosia da LG lançar seu topo de linha com bateria removível ao invés de uma bateria integrada, que poderia deixar o G4 mais fino e até mesmo com proteção à prova d‘água. Com os powerbanks chegando a 10.000 mAh hoje em dia, sinceramente não vejo mais motivo para a bateria, mas para os que gostam, sem dúvida é uma boa notícia. Apesar de ser compatível com o padrão Qualcomm Quick Charge 2.0, o G4 vem com um carregador normal na caixa, o que é uma pena.

Conclusão

Com uma belíssima câmera como destaque, que supera muitos dos seus concorrentes diretos na tarefa de produzir belas imagens e vídeos, o G4 é um smartphone bem interessante, ainda que por algumas opções da LG, não atinja seu verdadeiro potencial. Com sua opção pela bateria removível e cartão micro-SD, ele consegue ser a última saída para usuários que se acostumaram a levar baterias extra na mochila e por algum motivo não gostam de usar powerbanks. Minha conclusão é que com duas ótimas câmeras e uma bela tela, o G4 bem que merecia um processador melhor, sem falar na inclusão de um carregador Quick Charge na caixa. Embora esteja longe de ser perfeito, o G4 é um excelente smartphone e, dependendo do preço, uma boa opção para qualquer usuário.

O LG G4 custa a partir de R$ 2.399 no Submarino, compre aqui. Até a semana que vem com outro MB Review!

relacionados


Comentários