Meio Bit » Baú » Fotografia » Foto com 1400 megapixels

Foto com 1400 megapixels

27/01/2009 às 23:24

obama

O fotografo David Bergman achou que a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, era um acontecimento muito simbólico para ser capturado com apenas uma simples foto. Pensando dessa maneira ele decidiu imortalizar o momento em uma gigafoto. A imagem panorâmica é formada por 220 fotos feitas com uma câmera Canon G10 (compacta amadora avançada) e ao serem juntadas formaram uma imagem de 59.783x24.658 pixels, totalizando 1.474 megapixels ou, se quiserem também, 1,4 gigapixels.

A façanha foi possível utilizando um simpático robô chamado Gigapan. A pequena máquina faz o que nós simples mortais tentamos fazer com nossos tripés. Uma série de fotos na horizontal e depois outra série nas partes de cima e abaixo do primeiro plano fotografado. O legal, é que a pequena máquina realiza essas imagens com a sobreposição e precisão necessárias para se compor uma boa panorâmica. Segundo David Bergman, o software do equipamento levou mais de seis horas e meia no MacBook Pro para juntar todas as imagens. O arquivo TIFF ficou com o impressionante tamanho de 2 gigabytes.

Olhando o resultado final, que já virou fenômeno na internet, é impressionante notar a qualidade da imagem. É possível aplicar zoom na foto e ver a expressão facial das pessoas que estão assistindo a cerimônia. Destaque para a cara impagável do ex-presidente Bush. Mas, nem tudo é perfeito. Fazer foto panorâmica de pessoas se movendo nunca vai apresentar um resultado 100% perfeito. Em vários pontos é possível ver imperfeições nas junções das imagens. Outro fator é que a imagem em sua ampliação máxima perde muitos detalhes e mostra um forte ruído pixalizado. Mas nada que tire o grande barato de ficar explorando todos os detalhes dessa gigafoto.

relacionados


Comentários