Meio Bit » Arquivo » Games » Peter Moore: RRoD poderia ter matado a marca Xbox

Peter Moore: RRoD poderia ter matado a marca Xbox

Ex-vice-presidente da divisão Xbox fala sobre o processo de troca dos Xbox 360 que apresentavam o Red Ring of Death e como Steve Ballmer evitou que a marca fosse morta.

9 anos atrás

rrod

Pode parecer até que isso aconteceu há centenas de anos, mas quem teve um Xbox 360 provavelmente lembrará da época em que praticamente todos os consoles apresentavam as temidas três luzes vermelhas, problema que ficou conhecido como Red Ring of Death.

Por sorte eu só fui “presenteado” com o defeito uma vez, com a Microsoft tendo substituído meu falecido videogame por um modelo novo e que está comigo até hoje. Porém, para que essa terrível falha fosse erradicada definitivamente, a empresa teve que investir muito, mas muito dinheiro e de acordo com Peter Moore, se isso não tivesse sido feito, hoje talvez não teríamos o Xbox One.

A opinião do então vice-presidente da divisão Xbox foi dada durante um interessantíssimo podcast gravado pelo site IGN, onde o agora chefe da EA compartilhou histórias com Phil Spencer, atual responsável pela marca da Microsoft, e Seamus Blackley, criador do primeiro console da gigante de Redmond.

De acordo com Moore, quando a Microsoft percebeu que o problema de superaquecimento do Xbox 360 estava se alastrando, ele se reuniu com a sua equipe de finanças e descobriu que o valor necessário para fazer a troca de aparelhos giraria em torno de US$ 1,15 bilhão; sendo que só para a FedEx teriam que pagar cerca de US$ 240 milhões.

Diante de uma operação tão gigantesca, o executivo viu-se obrigado a chamar Steve Ballmer para uma conversa e mesmo afirmando que o sujeito é uma ótima pessoa, ele não teve vergonha de dizer que o patrão é alguém intimidador. Ainda assim, Peter Moore foi sincero ao dizer que se a Microsoft não tomasse tal atitude a marca estaria morta e por isso afirmou que, se você está feliz com o seu Xbox One, deve agradecer ao Ballmer, que em nenhum momento hesitou em seguir a recomendação do vice-presidente.

Como bem disse o executivo, o fato de eles estarem em uma companhia poderosa (leia-se, com os cofres cheios) certamente ajudou, mas ainda assim eles poderiam ter optado por tentar esconder o problema e na sua opinião, isso provavelmente resultaria na dissolução da equipe responsável pela divisão Xbox e hoje talvez só tivéssemos o Wii U e o PlayStation 4 no mercado.

rrod-2

Já sobre o que levou diversos modelos do Xbox 360 a apresentarem as RRoD, Moore disse acreditar que tenha sido uma mudança no projeto para que a solda utilizada nele fosse livre de chumbo, para assim o console poder ser vendido na Europa, mas independentemente do motivo, o fato é que felizmente nos livramos deste mal, mesmo que muitos aparelhos tenham ido pro lixo no caminho e muito estresse tenha sido gerado.

relacionados


Comentários