Meio Bit » Arquivo » Games » Relembrando: Wave Race 64

Relembrando: Wave Race 64

15 anos atrás

Com o passar dos anos, conforme os videogames foram evoluindo, os jogos de corrida começaram a deixar de abordar apenas disputas de automóveis. Motos, karts, aviões, miniaturas, quase todas as modalidades foram recriadas, mas poucas empresas se arriscaram em corridas aquáticas. O principal motivo para isso é que a superfície irregular da água é muito difícil de ser recriada, mas em 1996 a Nintendo ressuscitou um antigo jogo de Jet ski lançado para o Game Boy e lançou Wave Racer 64.

dori_w64_01.09

Antes de falar sobre o jogo, tenho que contar sobre a minha surpresa na primeira vez que o vi rodando. Meu primo havia comprado um Nintendo 64 em 1997, na época eu possuía um Playstation. Fomos até uma locadora ver o que tinha disponível para o console recém adquirido e junto com outros games pegamos o Wave Race 64. Logo após colocarmos o cartucho no aparelho, não consegui conter minha empolgação. Estava ali na minha frente a água mais realista já criada para um videogame. A movimentação era perfeita. Gráficos belíssimos e uma jogabilidade desafiadora. Era difícil controlar o jet ski, mas isso só aumentava a vontade de jogar.

Caso não tenha tido o prazer de jogar Wave Racer 64 na época de seu lançamento, basicamente o jogo se tratava de uma simples corrida dessas “motos aquáticas”. O que impressionava mesmo era a reação do jet ski ao passar pelas ondas e marolas. Como não se trata de uma superfície lisa, o jet ski pulava muito ao passar por essas ondulações, o que além de aumentar a dificuldade da pilotagem, proporcionava um grau de realismo nunca antes visto. Entre uma pista e outra havia também a mudança climática, o que modificava consideravelmente o volume das ondas.

Reza a lenda que o jogo usava cerca de 80% da capacidade do Nintendo 64 e recentemente ele foi disponibilizado para compra através da loja online do Wii. A série recebeu ainda uma versão para o Game Cube chamada Wave Race: Blue Storm e que já conta com uma evolução gritante na água. Infelizmente vários outros jogos tentaram recriar a experiência de se pilotar um jet jki, porém nenhum deles conseguiu transmitir a mesma diversão da série da Nintendo.

Eu gostaria muito de ver um jogo do gênero lançado para o Xbox 360 ou PS3. Fico imaginando os efeitos da água nesses videogames.

relacionados


Comentários