Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Spotlight: Uma secretária muito boa mas com um lado ruim

Spotlight: Uma secretária muito boa mas com um lado ruim

15 anos atrás

Nos velhos tempos se você fosse desorganizado na vida real, seria desorganizado com seu computador. Você sabe, aquele seu amigo com toneladas de disquetes, todos sem identificação, meia-hora para achar um joguinho, documentos "importantes" ficavam em um disquete com uma etiqueta colorida mas ele nunca lembrava a cor.

Com o advento dos HDs a salvação veio na forma do XTreeGold, um programinha excelente para gerenciar arquivos, mas mesmo assim durou pouco. Os discos aumentaram rapidamente de capacidade e logo tínhamos páginas e páginas e páginas de informação. Achar um GIF não era trivial como listar 10 ou 20 arquivos.

A estratégia organizacional de tacar tudo no disco e procurar quando fosse preciso não mais funcionava. Quem era desorganizado teve que começar a criar diretórios para separar seu conteúdo, o que, diga-se de passagem é uma violência para quem tem déficit de atenção, preguiça, desorganização congênita ou TRA, como eu. Cheguei a ter diretórios de TEMP a TEMP8 em meu PC.

Com o advento do OSX a vida se tornou mais fácil. O Spotlight é uma ferramenta MUITO rápida e eficiente para localizar conteúdo, e a antiga preocupação de manter arquivos nas pastas corretas, se era pequena acabou de vez.

Voltamos ao velho mundo de arquivos jogados pelos disquetes / HDs pequenos e um XtreeGold organizando tudo para nós, mas isso será realmente bom?

É prático, eu admito, exceto que se eu precisar de todos os meus documentos de texto terei que copiar de diversos diretórios, muitos que nem sei onde ficam.

Todo o autocontrole em organização que fui obrigado a exercer no passado foi para o ralo.

Olhando a primeira página do meu diretório Documents tenho:

  • nove fotos que não imagino de onde sejam
  • um torrent que nunca baixei
  • MP3 com o tema do Amaury Junior
  • arquivo de 1GB encriptado com fotos comprometedoras
  • captura de tela também não-identificada
  • Watchmen (a graphic novel)
  • Media Kit do Contraditorium (pela metade)
  • Savegame de um jogo qualquer
  • Texto sobre evento da Nokia na Bahia
  • $RECYCLE.BIN (não pergunte como foi parar ali)

O diagnóstico: Meu diretório Documents é uma zona total, eu não tenho como identificar por exemplo "artigos em andamento". Não há uma pasta para isso e o Spotlight me tornou preguiçoso demais para criar uma.

A tecnologia de buscas dentro do próprio computador nos torna refém, estamos na mão desses programas, como estaríamos na mão de uma boa secretária (se fosse a japinha da foto, ao menos...) nós sabemos o que o Spotlight quer que saibamos, nós procuramos o que SABEMOS que existe para ser procurado.

Será que isso é realmente tão produtivo assim? Nos velhos tempos eu não precisava do Spotlight para saber que textos tinha em andamento, quais tinham sido feitos para cada trabalho e nem quais imagens haviam sido usadas em quais blogs. Hoje, se me perguntar eu não sei, pois o Spotlight também não sabe.

Para mim isso foi uma regressão.

relacionados


Comentários