Meio Bit » Arquivo » Internet » Não é só você: a internet está sim ficando mais leeeenta

Não é só você: a internet está sim ficando mais leeeenta

É hora do regime: aumento de peso dos sites em geral está contribuindo para o aumento da lentidão geral da internet

9 anos atrás

slowpoke-001

Costumamos dizer que quem reclama de internet lenta não viveu na Era das Trevas, quando conexão discada era a regra e carregar uma simples imagem poderia levar horas. Só que há um pequeno fundo de verdade nessas queixas: de acordo com o HTTP Archive a rede está sim andando em marcha mais lenta, tudo porque os sites em geral… engordaram.

Não é culpa da sua conexão de dados, em geral os sites que todos acessamos estão cada vez mais cheios de coisas — de vídeos a GIFs a banners a imagens pesadas e outras coisas — e tudo isso precisa ser carregado no cache, logo páginas mais elaboradas vão demorar muito mais para abrirem.

snorlax

De acordo com a pesquisa realizada, o peso médio dos sites hoje é de 2,1 MB; o dobro do que era três anos atrás. Desse total 75% são imagens em alta resolução. Scripts vem em segundo com 16%, vídeos em terceiro com 10%.

Embora seja o principal motivo, não dá para culpa as imagens em alta qualidade pela engordada dos sites: o próprio avanço tecnológico também contribui para a lentidão. Hoje, com cada vez mais smartphones, tablets e smartwatches sendo utilizados é importante para o dono do site torna-lo responsivo, de modo que ele se encaixe em todos os formatos de dispositivos, para oferecer uma navegação personalizada e agradável. Isso requer código adicional e consequentemente, um tempo maior no carregamento.

Por fim há uma terceira causa: sites e serviços como o Google e Facebook, que coletam dados do usuário como forma de retornar ads, sugerir sites e outras coisas de forma personalizada. Tudo isso gera tráfego e consequentemente, uma maior lentidão na navegação geral. E isso sem mencionar encriptação, que adiciona uma camada adicional de complexidade e contribui para a redução da velocidade.

Se os sites em geral estão ficando mais pesados (ainda que isso represente um slowdown pequeno), o que fazer? Os administradores devem levar em conta o tempo que as páginas levarão para carregar junto de outros fatores para manter as visitas. Se livrar de coisas desnecessárias como o Flash e migrar de vez para o HTML5 é um bom começo. Evitar banners, que irritam e muito é uma outra medida muito apreciada, além de maneirar nos ads. Tudo para melhorar um pouquinho a performance.

Fonte: CNN.

relacionados


Comentários