Meio Bit » Arquivo » Hardware » June, o forno inteligente, promete não deixar a sua comida queimar

June, o forno inteligente, promete não deixar a sua comida queimar

Startup — formada por profissionais que criaram coisas como iPhone, FitBit, GoPro e Lyft — lança em pré-venda o June Intelligent Oven, um forno elétrico conectado e inteligente. É uma boa ideia? Talvez pelo preço, não.

9 anos atrás

Laguna_June_smartoven

June, o forno elétrico inteligente (crédito: Fast Company)

O tio Laguna não gostaria de ser assim um MasterChef da vida, mas acha vergonhoso que as habilidades culinárias dele sejam resumidas a aquecer comida congelada ou enlatada. Ou esquentar pipoca na panela.

Fora isso, só desastre: de vez em quando, até a tapioca consigo grudar na frigideira. Arroz e feijão? Melhor encomendar o baião-de-dois logo.

Para evitar que pessoas assim acabem poluindo a cozinha com cheiro de queimado, e também para diminuir o desperdício de alimentos, a June está lançando no mercado norte-americano o forno elétrico inteligente June. Basicamente um smart oven.

June Intelligent Oven

A June é uma startup formada por profissionais que criaram coisas como iPhone, FitBit, GoPro e Lyft. Para elaborar o design do forno elétrico, contaram com a ajuda do pessoal do Ammunition Group.

Tecnologicamente falando, não houve muita inovação na cozinha desde os anos 1970. As cozinhas em ‘Mad Men’ são basicamente as mesmas que temos hoje.” — Matt van Horn, co-fundador da June.

Certo, o que difere esse treco de um forno elétrico comum?

Além de ser conectado à Internet das Coisas e provavelmente rodar o Project Brillo no futuro, o June Intelligent Oven é equipado com uma câmera Full HD em seu interior que monitora o estado do alimento. Ela permite inclusive que o usuário acompanhe em tempo real o cozimento. Imagine aí o food porn sendo transmitido em toda a sua glória: deve render excelentes time-lapses no Instagram.

Laguna_June_carne

Isso deve estar bom :9 (crédito: Fast Company)

O aparelho é equipado com o Tegra K1 (quad-core 32 bits a 2,3 GHz), SoC da nVidia que tem a missão de aprender com o tempo (e com as atualizações de firmware) o gosto das pessoas com relação ao ponto da comida. Inclusive sugerindo novos pratos.

Laguna_June_smartoven_interface

Tablet Android que será a única interface do forno June (crédito: Fast Company)

Na porta de vidro dele temos a interface do usuário, um painel composto por basicamente um pequeno tablet Android: temos uma tela sensível ao toque com diagonal de 5 polegadas e um enorme botão giratório. Essa interface pode ser controlada remotamente, através de aplicativo no smartphone.

Preço e disponibilidade

O preço no varejo será de US$ 3 mil. Caso você compre o June na pré-venda, sairá por meros 1.495 dólares mais o depósito de reserva, outros 95 dólares. Esse forno June será lançado no começo do segundo trimestre de 2016 lá nos Estados Unidos.

Bem mais em conta que aquele fogão inteligente da Dacor, mas ainda assim muito caro. Mesmo para a civilização.

Fonte: Wired, com dica do tio Rodrigo Ghedin.

relacionados


Comentários