Meio Bit » Arquivo » Ciência » Rússia vai construir (mais) dois quebra-gelos nucleares

Rússia vai construir (mais) dois quebra-gelos nucleares

Se há uma coisa que os russos são é pragmáticos, e com a vantagem de o Greenpeace lá não cantar de galo, eles usam energia nuclear para tudo. O resultado é que a frota de quebra-gelos deles é a mais “verde” do mundo, com emissão de carbono mínima. Melhor: acabam de começar a construir mais dois superquebra-gelos nucleares. Vão acabar com o gelo mais rápido do que o Aquecimento Global.

9 anos atrás

b2

Durante a Guerra Fria os soviéticos não podiam contar com Al Gore para usar o Aquecimento Global e manter as rotas do Norte navegáveis, e boa parte do transporte de carga do país se dá naquela região, que tem (ok, tinha) o péssimo hábito de congelar no inverno.

Isso normalmente é resolvido com navios quebra-gelo mas eles tem a desvantagem de gastar muito combustível. Como os russos resolveram isso? Com sua sutileza habitual. Construíram uma frota de DEZ quebra-gelos monstruosos movidos à propulsão nuclear.

O Yamal por exemplo desloca 23,5 mil toneladas, alimentado por dois reatores nucleares produzindo 171 MW, que são convertidos em 75 mil HP. Esse monstro devora gelo de 3 metros de espessura, a mais de 40 km/h. F = m × a, lembra? Fazendo as contas chegamos a um valor de F de… força bagarai. Veja este mini-documentário:

dzg189 — RUSSIAN NUCLEAR POWERED ICE BREAKER SHIP 50 LET POBEDY

O primeiro desses quebra-gelos foi o Lenin, lançado em 1959, o último saiu do estaleiro em 2007. Em 2009 um contrato foi firmado, os planos começaram a ser desenhados e agora começa a construção do Projeto 22220, um quebra-gelo nuclear de 173,3 metros de comprimento; versus os 149 m do modelo anterior. Deslocamento? Sobe para 33.540 toneladas. O reator, projetado especialmente para ele, gerará 175 megawatts, ou 0,14 Deloreans.

Agora o melhor: VOCÊ, se não tiver medo de ter filhos esquisitos, pode fazer um cruzeiro em um desses quebra-gelos nucleares. São 14 dias, vai até o Pólo Norte, e custa entre US$ 25.995 e US$ 43.995. Detalhes, aqui.

Fonte: Russia Insider.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários