Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Estamos mortos: conheça o samurai-robô

Estamos mortos: conheça o samurai-robô

Yaskawa Electric Corporation demonstra em um vídeo de encher os olhos com que nível de destreza robôs industriais podem ser programados hoje em dia, fazendo-o desafiar um samurai de verdade!

9 anos atrás

kikuchiyo-samurai-7

Piadinhas à parte, embora muita gente séria esteja preocupada com um possível apocalipse robótico, a verdade é que caso as máquinas queiram um dia se livrar de nós isso vai acontecer quer a gente queira ou não. Enquanto o Dia do Julgamento não chega, nós podemos ver as máquinas de hoje brincando (ou seria treinando?) com algumas coisas que enchem os olhos e nos deixam com a pulga atrás da orelha.

Veja a empresa japonesa (tinha que ser) Yaskawa Electric Corporation. Em um vídeo de encher os olhos ela demonstra com que nível de destreza robôs industriais podem ser programados hoje em dia fazendo-o desafiar um samurai de verdade. E o resultado é lindo.

Para começo de conversa o samurai não foi escolhido a esmo: trata-se de Isao Machii, considerado o melhor do mundo em iaijutsu (técnica de espada que consiste em desferir um golpe extremamente veloz durante o saque da bainha). O quão bom ele é? O suficiente para cortar uma bala:

kinsei1560 — Real Samurai Sword Technique - Cutting BB Gun pellet by Isao Machii - Japanese Katana Kenjutsu

O robô utilizado no desafio é o Motoman-MH2, um dos mais precisos da Yaskawa e empregado inclusive no campo médico. Isao teve seus movimentos capturados e transferidos para o braço robótico, que foi devidamente armado com uma katana. A precisão com que o robô executa os movimentos é impressionante.

Devidamente programado chegou a hora mais divertida: Isao e o Motoman cortaram diversas coisas, de rosas a laranjas (o robô ainda se exibiu fatiando uma vagem), até chegar ao desafio de 1.000 cortes consecutivos. Ambos concluíram o teste mas obviamente, o robô não se cansou.

Você pode até dizer que o Isao estava enfrentando ele mesmo e de certa forma isso é verdade, mas a intenção da Yaskawa no experimento era demonstrar o quão preciso um robô pode ser ao reproduzir movimentos humanos, mesmo os mais rápidos e com grande precisão.

Claro, nosso deslumbramento vai acabar no dia que derem pernas ao Motoman mas até lá… O vídeo é lindo, veja:

【安川電機】e-メカサイト • YASKAWA BUSHIDO PROJECT / industrial robot vs sword master

Fonte: YouTube.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários