Meio Bit » Arquivo » Indústria » 39% só tem uma opção para banda larga, 16% compartilham a conexão

39% só tem uma opção para banda larga, 16% compartilham a conexão

15 anos atrás

Na pesquisa sobre uso de banda larga com os usuários do Meio Bit que realizamos no início do ano, surgiram algumas surpresas. Mas talvez a que mais choca é o fato de 39% dos usuários escolherem seu serviço atual de banda larga devido à ausência de outras alternativas. Isso ocorre tanto nas capitais quanto no interior.

Leia mais após o break.

Em uma época em que os serviços via internet são cada vez mais vitais, em que políticos usam o termo "inclusão digital" em seus comícios, o fato é que o povo brasileiro ainda tem dificuldade em ter uma conexão de qualidade a um preço razoável. Na mesma pesquisa, a maior queixa dos usuários é em relação ao preço que pagam: 26% consideram o preço o maior incômodo com o serviço que tem, seguidos pelos 18% que reclamam que a velocidade da conexão recebido é diferente da prometida. 15% dos pesquisados se consideram satisfeitos com o serviço atual.


Um outro dado interessante é que 16% dos pesquisados afirmam compartilhar suas conexões com outros fora de sua residência, algo que obviamente vai contra os termos de uso de todos os contratos. Eu encaro este dado não como um problema em si, mas sim como um sintoma do que existe de errado. As pessoas compartilham simplesmente porque o valor praticado pelas operadoras é alto em relação ao que os consumidores estão dispostos a pagar. Claro que a culpa não é inteiramente das operadoras, existem outros custos relacionados a backbone, infra-estrutura, suporte, etc. Sem competição não existe como o mercado se auto-regular, e este é o maior problema atual.

relacionados


Comentários