Meio Bit » Arquivo » Mobile » Microsoft confirma Cortana para Android e iOS

Microsoft confirma Cortana para Android e iOS

Não é mais rumor: Microsoft confirma que a assistente Cortana estará presente no Android e iOS a fim de unificar a experiência Windows 10

9 anos atrás

cortana

Desde que Satya Nadella assumiu o cargo de CEO da Microsoft uma coisa ficou bem clara: a empresa não mais se concentraria em vender produtos e plataformas, mas serviços. A visão de Redmond hoje é estar presente no maior número de dispositivos possíveis, a forma como o Windows 10 está sendo construído deixa isso bem claro.

Só que seus planos não se limitam aos produtos Microsoft. A estratégia é unificar a experiência de uso inclusive se utilizando de dispositivos dos concorrentes. E o que era uma possibilidade se confirmou hoje com o anúncio de que a assistente virtual Cortana de fato estará presente no Android e iOS.

O anúncio veio do VP corporativo Joe Belfiore, o principal responsável pela plataforma Windows 10 e todas as suas ramificações. O anúncio na verdade tem mais a ver com o Phone Companion, aplicativo que virá pré-instalado na versão para desktop e cuja função é sincronizar smartphones com o sistema operacional. No caso de você possuir um smartphone Windows o procedimento é praticamente instantâneo, caso contrário será preciso executar alguns passos simples, diz Belfiore a fim de linkar os dois dispositivos.

http://www.youtube.com/watch?v=lXREpLEwgOYPhone Companion App for Windows 10

A partir daí todo o conteúdo do usuário ficará disponível em qualquer plataforma: será possível ver fotos tiradas com seu dispositivo móvel instantaneamente no computador, acessar sua biblioteca de músicas em qualquer lugar, salvar documentos no Office… tudo depende é claro de uma boa conexão com a internet e o OneDrive, que deverá estar configurado de acordo. Assim a Cortana vem de carona na novidade: quase todos os recursos que você executará no desktop estarão disponíveis nos smartphones, independente de que sistema ele rodar.

Agenda, checagem de voos, criação de lembretes, acionamento do despertador e outros estão entre as coisas que você poderá fazer, mas infelizmente o comando de voz não está disponível no iOS e Android, por motivos óbvios. Portanto quem quiser utilizar a Cortana móvel a 100% terá que obrigatoriamente adquirir um smartphone Windows.

A Microsoft promete o lançamento do Phone Companion daqui a algumas semanas para os participantes do programa Windows Insider, provavelmente já presente alguma build nova do Windows 10. Já a versão mobile da Cortana deverá chegar ao Android no fim de junho e ao iOS somente no fim de 2015.

Fonte: Windows Blog.

relacionados


Comentários