Meio Bit » Arquivo » Software » Patterns & Practices Application Architecture Guide 2.0

Patterns & Practices Application Architecture Guide 2.0

15 anos atrás

Para quem trabalha com tecnologias Microsoft ou mesmo precisa integrar com programas ou sistemas na plataforma da gigante de Redmond, um presente do grupo de Padrões de Projeto (Patterns & Practices): um livro gratuito, para download, sobre boas práticas de arquitetura de projetos.

Alguns tópicos são arquitetura em camadas, atributos de qualidade, instalação, design de software, boas práticas de apresentação, negócios, dados e serviços.

Eles ainda falam sobre Rich Internet Applications (RIA), Web, Mobile, Office, Sharepoint e vários outros assuntos. Tudo isso, na faixa, de graça mesmo.

Faça o download.

Calma! Ainda tem mais:

Vídeos de treinamento com apresentações sobre como implementar algumas boas práticas.

E ainda tem a Knowledge Base (Base de Conhecimento) dentro do CodePlex com guias rápidos para soluções. Por exemplo, quer saber qual a melhor forma de criar um Rich Internet Application para Web em 3 camadas? Ou quem sabe você precisa de um Checklist para Web Application?

Os checklists são particularmente úteis. Eles fazem dezenas de perguntas dentro de um projeto específico. Para o desenvolvedor solitário ou para equipes, é essencial: ajuda nos requisitos e para orçar esforço. As perguntas inclusive ajudam o cliente a descobrir necessidades escondidas ou questões que ninguém havia pensado antes. É mais ou menos como um check-up inicial de projeto.

Eles ainda fornecem um outro recurso, os CheatSheets, que pode ser traduzido como cola, no sentido de colar numa prova. São normalmente tabelas ou textos bastante resumidos, com informação essencial. Não servem como material de estudo, mas podem ser usados como consulta rápida numa reunião, por exemplo.

relacionados


Comentários