Meio Bit » Arquivo » Ciência » Tartaruga ganha mandíbula impressa em 3D após acidente

Tartaruga ganha mandíbula impressa em 3D após acidente

Pesquisadores turcos desenvolvem nova mandíbula impressa em 3D para tartaruga marinha que fora atingida por um barco

9 anos atrás

turtle-3d-printed-jaw-001

Embora existam os entusiastas da impressão 3D que acreditam que as impressoras vão salvar o mundo das cáries, que todo mundo vai ter uma em casa e fazer seus próprios talheres (não vão), por outro lado há o pessoal da pesquisa e prototipagem séria, que viram nos equipamentos soluções práticas e inteligentes para desenvolver próteses, que trazem a alegria para muita gente e não raro, salvam vidas.

Este é um desses casos, mas o beneficiado não foi uma pessoa e sim uma tartaruga marinha, que ganhou um novo maxilar.

O que aconteceu: o referido quelônio sofreu um trauma severo ao ser atropelada por um barco (de uma forma ou de outra era o Destruidor guiando), em que sua mandíbula foi quase que completamente destruída. As chances de o animal voltar à vida selvagem nessas condições eram zero, ela era incapaz de se alimentar de forma natural. Condená-la a um centro de pesquisas pelo resto da vida parecia ainda mais cruel. O que fazer então?

sea-turtle-broken-jaw

Ela foi levada ao Centro de Pesquisas, Resgate e Reabilitação de Tartarugas da Universidade de Pamukkale, na Turquia. Os pesquisadores, junto com a empresa BTech Innovation, que fornece próteses impressas começaram o estudo para realizar um feito até então inédito e bem complexo: desenvolver uma nova mandíbula para a tartaruga.

turtle-3d-printed-jaw-002

A BTech realizou um escaneamento completo do crânio do animal, utilizando as partes não afetadas pelo impacto como referência. Os maxilares superior e inferior foram recriados, mas havia um pequeno problema: a mordida da tartaruga marinha é muito forte, portanto o material utilizado na impressão precisa ser muito resistente. No fim optou-se por titânio medicinal, que foi aplicado cirurgicamente.

A tartaruga está se recuperando bem e se tudo correr conforme o esperado, em breve ela estará de volta ao mar.

http://www.youtube.com/watch?v=NKgFSNXb0lQMuhabbete Gel — Dünyada ilk defa bir caretta carettaya 3D çene protezi takıldı

O procedimento é o primeiro do tipo nessa espécie e mostra que em pouco tempo estamos ficando cada vez melhores na arte de desenvolver próteses impressas, cada vez mais precisas e mais importante, com um custo aceitável. A gente pode até não ter uma em cada no futuro, mas entre um garfo, uma arma e mãos, rostos e mandíbulas para pessoas ou animais, fico com a segunda opção.

Fonte: 3D Printing Industry.

relacionados


Comentários