Meio Bit » Arquivo » Mobile » Zensors converte seu Android velho num monitor de ambientes

Zensors converte seu Android velho num monitor de ambientes

Conheça o Zensors, app desenvolvido por pesquisadores de Carnegie Mellon que permite ao Android mapear o ambiente e fornecer informações em tempo real

9 anos atrás

zensors

Que tal dar uma utilidade muito legal para aquele Android velho que está esquecido no fundo de sua gaveta? Um grupo de pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon está desenvolvendo um app chamado Zensors que transforma seu smartphone encostado num aparelho pronto para mapear ambientes.

O Zensors é um programa que pode utilizar smartphones conectados ou câmeras de segurança para analisar uma área, coletar os dados e dar informações precisas sobre o que está acontecendo ao seu redor. No caso dos Androids, o app pode fazer uso de ambas as câmeras para perscrutar uma área.

Para utilizar o programa basta fixar o Android em uma superfície, determinar no app uma área a ser monitorada e definir o que você gostaria de pesquisar. No vídeo abaixo o usuário pede para o Zensors catalogar quantos veículos entram e saem de um estacionamento. Claro, é possível criar uma série de pesquisas para cada situação.

Future Interfaces Group — Zensors: Sensing Unleashed

Há uma série de aplicações possíveis para o Zensors. Por exemplo, fixa-lo numa cozinha de restaurante e criar duas pesquisas, uma para monitorar a quantidade de pessoas e outra para observar o fogão. Dá inclusive para criar funções if/else, combinando situações e fazendo com que o Zensors tome atitudes em certos casos (por exemplo, ligar para um responsável em caso de cozinha vazia com o fogão ligado).

Atualmente as tarefas mais simples podem ser tratadas pelo próprio smartphone sendo calculadas via algoritmos, mas funções complexas ficam a cargo de equipes de crowdsourcing. A equipe entretanto planeja se valer de aprendizado de máquina para que o software assuma tudo sozinho.

O app ainda está em fase beta e não tem previsão de lançamento, mas desde já faz uma série de truques interessantes e tem tudo para se tornar uma ferramenta útil de verdade, ainda mais para dar uma sobrevida a Androids antigos.

Fonte: Chris Harrison.

relacionados


Comentários