Meio Bit » Arquivo » Games » Desenvolvedor fala sobre a dificuldade em lançar jogos hoje em dia

Desenvolvedor fala sobre a dificuldade em lançar jogos hoje em dia

Apesar da distribuição digital e do financiamento coletivo, criador do Gratuitous Space Battles 2 diz que hoje em dia está mais difícil lançar um jogo e explica o por quê.

9 anos atrás

Gratuitous-Space-Battles-2

Quem está pensando em se tornar um desenvolvedor independente de games deve estar bastante empolgado com a distribuição digital ou o financiamento coletivo, novidades que fizeram com que algumas pessoas ganhassem muito dinheiro e fama nos últimos anos. Porém, um game designer alertou em seu blog para as muitas dificuldades que a maioria das empresas encontram para chamar a atenção dos jogadores.

Responsável pela Positech Games, recentemente Cliff Harris lançou no Steam o Gratuitous Space Battles 2 e como o último título criado por ele chegou a loja em 2013, lhe causou espanto o quão mais difícil está sendo se destacar atualmente.

Segundo Harris, não interessa mais se você cria um jogo de qualidade, já que a mídia (incluindo aí quem faz transmissões pelo Youtube e Twitch) parece interessada apenas em títulos que contem com a participação de atores famosos ou que tenha uma premissa bizarra e se pensarmos nos canais e vídeos de jogos que fazem mais sucesso por aí, é difícil não concordar com a opinião do sujeito.

Além disso, o game designer reclama também do aumento no custo da publicidade, o que se tornou ainda pior se considerarmos a pressão que a indústria tem sofrido para que o valor cobrado pelos games seja cada vez menor.

Cliff Harris ainda aproveitou para criticar a atitude de alguns consumidores, que só fazem avaliações no Steam se for para reclamar dos jogos e mesmo tendo se mostrado otimista, acho que seu relato está longe de ser apenas choro de perdedor e serve para alertar algumas pessoas que acham que qualquer um pode se tornar o novo Notch.

Ainda é cedo para afirmarmos que os jogos independentes eram uma bolha que está esvaziando, mas a verdade é que devido a uma série de fatores, tudo indica que ficar rico criando games não será tão fácil quanto pudemos imaginar há dois ou três anos.

Fonte: GamesIndustry.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários