Meio Bit » Arquivo » Hardware » Chromebit, o pendrive que é um computador com Chrome OS

Chromebit, o pendrive que é um computador com Chrome OS

Google e ASUS apresentam o Chromebit, um dongle que transforma qualquer TV ou monitor num é um computador completo com Chrome OS

9 anos atrás

asus-chromebit

Foi-se o tempo em que computadores eram máquinas gigantescas, feias e desajeitadas que ocupavam toda a sua mesa. Nos últimos 20 anos a miniaturização de hardware foi essencial para que chegássemos onde estamos, com smartphones que executam diversas funções ao mesmo tempo e com maestria, só não fazem café.

Nossos computadores pessoais também encolheram, de desktops desengonçados para ultrabooks finíssimos e mini-PCs de respeito como o Arduino e o Raspberry Pi. Só que não contentamos com pouco, queremos que eles sejam cada vez melhores e menores.

A Microsoft chutou o pau da barraca quando apresentou este pendrive HDMI aqui, que roda Windows 8.1 diretamente nele e ainda suporta Linux e Android. Por US$ 110 você transforma qualquer TV em um Media Centre ou uma estação de trabalho razoável.

Claro que a concorrência ia se mexer, e o Google em parceria com a ASUS apresentam agora o Chromebit, que é um computadorzinho num dongle que roda Chrome OS.

asus-chromebit-001

As especificações são bem decentes: SoC Rockchip RK3288, quad-core com CPU ARM Cortex-A17 com clock de 1,8 GHz e GPU Mali-T764 de 600 MHz, 2 GB de RAM, 16 GB de espaço interno, Wi-Fi, Bluetooth 4.0, uma porta USB 2.0 normal e outra Micro-USB para alimentação.

O Chromebit não possui porta HDMI adicional ou entrada para cartão de memória, mas não é uma máquina exatamente fraca: o SoC tem suporte a 4K, dá para fazer algumas graças — mas desencane, ele não vai rodar Crysis.

O Google e a ASUS pretendem posicionar o Chromebit como uma solução para situações específicas, como um computador de trabalho mega portátil: só ligar o dongle numa TV em qualquer lugar, conectar os periféricos e começar a trabalhar. E Mountain View já tem melhorado o Chrome OS suficientemente para ele se tornar um SO verdadeiramente útil, mesmo offline.

O ASUS Chromebit deve chegar ao mercado norte-americano no segundo semestre pelo preço sugerido de US$ 99. Não há informações sobre se ele será lançado em outros países ou se outros fabricantes parceiros do Google também fabricarão versões do dongle, o que acredito ser algo inevitável.

Fonte: Google.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários