Meio Bit » Arquivo » Indústria » Samsung: smartphones dobráveis serão realidade em 2016

Samsung: smartphones dobráveis serão realidade em 2016

Enquanto LG promete displays flexíveis e transparentes para breve, Samsung reafirma que smartphones dobráveis serão uma realidade em 2016

9 anos atrás

samsung-foldable-phone

E segue a guerra entre LG e Samsung por introduzir novidades relevantes no mercado mobile. A primeira deu o pontapé inicial quando introduziu mundialmente o G Flex, o primeiro aparelho com tela curva a sair da Coreia do Sul (o primeiro de fato foi o Galaxy Round) e agora repete a dose com o G Flex 2, enquanto a Samsung preferiu esperar e só no ano passado introduziu o Galaxy Note Edge, seguido agora pelo S6 Edge.

Ambas as empresas disputam há muito tempo a supremacia no mercado de displays para diversos dispositivos, e enquanto a LG investe em um futuro transparente, a Samsung se foca em dispositivos completamente dobráveis — que podem chegar ao mercado já no ano que vem.

Falemos primeiro da LG: a empresa está trabalhando atualmente em novas tecnologias de displays dobráveis e transparentes, e contrariando o senso comum ao que tudo indica os coreanos estão concentrando seu esforço na segunda já que produtos curvos eles já têm aos montes, de smartphones a TVs. Foi apresentado um protótipo no ano passado, mas isso é algo com o qual a Samsung vem trabalhando há tempos (aqui, aqui e aqui).

lg-transparent-display

A LG pretende introduzir as telas transparentes em carros de luxo e em geladeiras, fornecendo informações em tempo real e aplicações de Realidade Aumentada. Pois convenhamos, displays transparentes são muito legais mas para leitura de texto é um tormento, por causa do ruído de fundo.

Já a Samsung mantém seus planos de lançar um smartphone completamente dobrável já em 2016. O Galaxy S6 Edge é o primeiro experimento em larga escala com dispositivos que possuam telas flexíveis, já que o Round e o Note Edge tiveram um alcance mais controlado até para não queimar etapas (a LG sofreu um pouco com o G Flex nesse aspecto, basta lembrar do problema das bolhas). Agora seria a hora de dar um “salto” na tecnologia, já que segundo um porta-voz a Samsung já está efetivamente trabalhando em dispositivos completamente dobráveis.

A ideia inicial é apresentar smartphones que possam ser dobrados tais como os antigos celulares flip, tornando-os mais portáteis. Mas o porta-voz explicou que uma vez que a tecnologia evolua ela poderá ser aplicada em notebooks e monitores, mas como não foram dados maiores detalhes fica difícil prever o que a Samsung está preparando.

De minha parte o conceito é interessante: ter um tablet que pode ser dobrado do tamanho de um smartphone e guardado no bolso é algo que muita gente gostaria de ter, e só resta saber se a Samsung conseguirá entregar o que está prometendo. Já as telas transparentes da LG estão mais próximas da realidade, embora ainda acredite que sua aplicação será bem limitada no início.

Fonte: BK.

relacionados


Comentários