Meio Bit » Arquivo » Mobile » Microsoft pretende mesmo levar Cortana ao Android e iOS

Microsoft pretende mesmo levar Cortana ao Android e iOS

Rumor indica que Cortana vai de fato ser lançada como um app standalone para iOS e Android, mas somente após sua chegada ao Windows 10

9 anos atrás

cortana-wp

A gente sabe que a Microsoft tem grandes planos para Cortana. A assistente pessoal está sendo preparada para assumir os aspectos da vida do usuário, integrando dispositivos mobile, Windows e Xbox One, aprendendo com seus gostos e lhe fazendo sugestões cada vez mais apuradas. É algo que nem a Siri faz, pois a assistente do iPhone não conversa com a do iPad, são duas entidades distintas.

Só que manter a incrível IA que tem um soldadinho como sidekick apenas em produtos da Microsoft não é o bastante: de acordo com um informe recente Redmond pretende mesmo lançar uma versão standalone da assistente para iOS e Android.

Não é essa a primeira vez que ouvimos falar disso na verdade: em junho passado o gerente de software Marcus Ash admitiu que se houvesse uma possibilidade de liberar Cortana para Androids e iPhones ela seria aproveitada. Isso porque diferente da Apple, que prefere vender seus produtos e serviços num pacote fechado, a Microsoft pensa software e não está preocupada em qual plataforma seus programas vão rodar, desde que funcionem e rendam uma graninha.

De acordo com a Reuters, a versão de Cortana para iOS e Android vai introduzir uma versão mais avançada da assistente, que dará as caras primeiro no Windows 10: ela vai utilizar de resultados de pesquisa de um projeto de inteligência artificial chamado Einstein. De acordo com o chefe da divisão de pesquisa da Microsoft Eric Horvitz, “esse tipo de tecnologia que pode ler e entender e-mails desempenhará um papel crucial no desenvolvimento da Cortana”. A ideia é que diferente da Siri e do Google Now, que tentam prever o comportamento do usuário ou só respondem solicitações Cortana seja capaz de antecipar os passos, fazendo dela uma assistente de fato inteligente.

A atual estratégia da Microsoft de fornecer seus serviços para todas as plataformas possíveis poderá permitir que no futuro possamos de fato integrar todos os nossos dispositivos, o que pra muita gente parece ficção. O mais legal disso é que ao se fazer presente em iPhones e Androids, Cortana poderá em tese se alimentar dos dados dos motores de busca que mantém os outros assistentes como o Google e o Wolfram Alpha, aumentando ainda mais sua precisão. Claro, isso é especulação minha.

De acordo com os rumores a previsão é que o app satandalone da Cortana apareça no iOS e Android somente depois do lançamento do Windows 10, mas tudo indica que o espaço de tempo não será muito grande. Vamos aguardar e ver onde isso vai dar.

Fonte: R.

relacionados


Comentários