Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nova foto de Billy the Kid aguarda comprovação de autenticidade

Nova foto de Billy the Kid aguarda comprovação de autenticidade

Um colecionador do Novo México defende que possui aquela que seria a 2ª fotografia verdadeira do famoso fora da lei Billy the Kid.

9 anos atrás

Olhando a lista das 10 fotos mais caras do mundo podemos encontrar imagens que se tornaram valiosas por conta da genialidade (ou não) de alguns artistas e algumas que possuem um elevado valor simplesmente por serem um registro histórico. Por exemplo, existe na lista um ferrótipo que seria o único registro fotográfico autêntico do famoso fora da lei Billy the Kid. Ferrotipia ou ferrótipo é um processo fotográfico que consiste na criação de uma imagem positiva sem negativo, diretamente sobre uma chapa fina de ferro revestido com um verniz ou esmalte escuro, que é utilizada como suporte para a emulsão fotográfica. Sua utilização mais ampla se deu durante as décadas de 1860 e 1870 (fonte).

A foto não possui autor conhecido e, reza a lenda, que Billy teria pago 25 centavos pelo registro em 1880. A foto foi levada a leilão em 2011 e esperava-se receber por ela a quantia de US$ 400 mil, porém a venda acabou fechando em US$ 2,3 milhões que foram pagos pelo milionário William Koch. Pela importância histórica do registro até que foi uma bagatela.

billy_the_kid_ferrótipo_2

Agora, depois de tanto tempo, existe a possibilidade de termos um outro registro fotográfico verdadeiro deste personagem. Um cidadão do Novo México chamado Ray John de Aragon, um conhecido colecionador de itens relacionados a Billy the Kid, diz ter uma imagem, que foi dada a seu pai por um dos amigos do fora da lei, que retrataria o pistoleiro anos antes da famosa foto vendida no leilão de 2011. Já faz muito tempo que Aragon tenta provar que sua foto é verdadeira, mas esse é um caminho árduo já que registros sobre o período ou sobre o pistoleiro são quase todos baseados em lendas ou relatos orais. Ou seja, nenhuma prova concreta.

billy_the_kid_comparação

Porém, um importante passo foi dado recentemente ao caminho da comprovação. Utilizando as habilidades do artista forense Lois Gibson da polícia de Houston foi possível fazer uma análise da imagem de Aragon com a única foto verdadeiramente reconhecida de Billy the Kid. A conclusão do técnico é que as duas fotos são da mesma pessoa. Utilizando a sobreposição das duas imagens foi possível determinar que as duas pessoas possuem o mesmo queixo, lábios, nariz, ombros e cabeça. Analisando mais pontualmente também encontramos os mesmos dentes tortos.

billy_the_kid_sobreposiçao

Embora o laudo de Gibson seja um grande passo para a autenticação da imagem, Aragon ainda vai precisar desencavar mais evidências para comprovar a sua tese de essa seria uma foto verdadeira de Billy the Kid. Levando em conta que a foto está em ótimas condições, conseguir uma quantidade substancial de provas para confirmar sua autenticidade pode render alguns milhões de dólares para ele.

Fonte: Petapixel.

P.S.: este post foi escrito ao som de Billy Get Your Guns do Bon Jovi. 🙂

relacionados


Comentários